Conforme resolução 1.498, de 13 de abril de 2010, a “Comenda Desbravador Migrante Norberto Schwantes” é uma distinção honorífica concedida a migrantes que atuaram de forma direta e significativa no desenvolvimento de Mato Grosso.
É concedida uma vez por ano em Sessão Especial, por indicação de um Deputado Estadual, após comprovação de mérito e aprovação em plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Os agraciados, recebem uma medalha com inscrições da comenda e um diploma em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.
Norberto Schwantes foi um jornalista, empresário e também pastor luterano. Em 1971, atuou na criação da Cooperativa 31 de Março (Coopercol), primeira cooperativa colonizadora do país, responsável pela migração de sulistas para Mato Grosso, que veio a culminar na fundação dos municípios de Canarana, Água Boa, Querência e Terra Nova do Norte.
Schwantes ainda foi deputado federal constituinte, assumindo como suplente para legislatura 1987 -1991. Faleceu no exercício do mandato, em 17 de setembro de 1988. A comenda foi criada em 2010.
Por OPioneiro.