segunda-feira, 8 agosto, 2022
InícioFutilidade do DiaO que é a Comenda Norberto Schwantes? - Futilidade do dia

O que é a Comenda Norberto Schwantes? – Futilidade do dia

Conforme resolução 1.498, de 13 de abril de 2010, a “Comenda Desbravador Migrante Norberto Schwantes” é uma distinção honorífica concedida a migrantes que atuaram de forma direta e significativa no desenvolvimento de Mato Grosso.

É concedida uma vez por ano em Sessão Especial, por indicação de um Deputado Estadual, após comprovação de mérito e aprovação em plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Os agraciados, recebem uma medalha com inscrições da comenda e um diploma em reconhecimento aos serviços prestados ao Estado.

Norberto Schwantes foi um jornalista, empresário e também pastor luterano. Em 1971, atuou na criação da Cooperativa 31 de Março (Coopercol), primeira cooperativa colonizadora do país, responsável pela migração de sulistas para Mato Grosso, que veio a culminar na fundação dos municípios de Canarana, Água Boa, Querência e Terra Nova do Norte.

 

Schwantes ainda foi deputado federal constituinte, assumindo como suplente para legislatura 1987 -1991. Faleceu no exercício do mandato, em 17 de setembro de 1988. A comenda foi criada em 2010.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.