terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioNotíciasDestaquesOperação combate desmatamento ilegal e comércio de madeira em Cocalinho

Operação combate desmatamento ilegal e comércio de madeira em Cocalinho

COCALINHO – A Polícia Militar e o Ibama realizaram entre os dias 08 e 13 de junho, uma operação integrada para combater crimes de desmatamento ilegal e de comércio de madeira no município de Cocalinho-MT, na planície entre os rios Cristalino e Araguaia.

Utilizando tecnologias de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, a partir da base de dados do INPE, a equipe identificou locais com quadros de desmatamento e exploração florestal.

Para apurar a suspeita, foram percorridos aproximadamente 2000 ha de terras sem registro de documentação de supressão vegetal válida nos sistemas oficiais e 15 imóveis foram autuados por desmatamento sem licença.

Além disso, três tratores, uma caminhonete, tambores com 400 litros de combustível e 40m³ de madeira serrada foram apreendidas. Posteriormente a madeira foi doada para o município de Cocalinho.

Duas empresas foram autuadas por fraude no transporte de madeira, lançando um alerta para uma possível rota de comércio ilegal de saída de madeira nativa da Amazônia para grandes mercados no sul.

A operação denomina-se Seriema II, pois tem como objetivo diminuir a pressão empresarial sobre o Cerrado brasileiro e garantir a perpetuação de sua fauna e flora. Porém, a manutenção da qualidade das águas e a diminuição do assoreamento do rio Araguaia também são resultados esperados pela equipe.

O IBAMA alerta que áreas em regeneração há mais de cinco anos sem limpeza precisam da autorização de desmatamento, Nos casos da limpeza de pasto, esta deve vir acompanhada de mero protocolo desta prática junto à Sema-MT.

Por O Pioneiro com Assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.