sábado, 12 junho, 2021
Início Notícias Destaques Parceria proporciona aulas de ballet para crianças de Canarana

Parceria proporciona aulas de ballet para crianças de Canarana

“A vida fica melhor quando você dança” diz o ditado. E para 80 crianças do município de Canarana – MT, o processo de melhoria começou na última segunda-feira (10/05) quando participaram da primeira aula de um projeto social de ballet promovido pela Sicoob Primavera em parceria com a Prefeitura de Canarana.

A Instituição Financeira Cooperativa está completando em 12 de maio, um mês de agência aberta ao público em Canarana e vê no projeto social, uma oportunidade de devolver a acolhida que a comunidade deu desde outubro de 2020, quando começou a atuar no município.

As crianças, de sete a dezessete anos, em sua maioria oriundas de famílias de baixa renda, receberam o ‘uniforme’ completo para as aulas de ballet, que são realizadas no piso superior da agência da Sicoob em Canarana, num estúdio de dança totalmente equipado, com barras de apoio, espelhos e climatização. O poder público municipal, na parceria, disponibiliza a professora e, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) realizou a seleção das crianças.

Divididas em seis turmas, em duas aulas por semana, na primeira aula, a empolgação das alunas e alunos foi evidente. Os olhos seguiam com atenção os movimentos mostrados pela professora Amanda Lange, e com os braços e as pernas, cada uma tentava, sem perder a postura, imitar cada movimento.

A professora Amanda Lange ensaia movimentos com uma das turmas.

“Eu fiquei muito surpresa com a vontade delas, de aprender. Tem, inclusive, dois meninos. Tem crianças que, desde esta primeira aula, já demonstraram talento para a dança”, afirma Amanda, instrutora profissional de ballet. A professora disse, que em meio ano, julga que as crianças já conseguem fazer uma apresentação simples de dança.

Para a secretária de Assistência Social de Canarana, Carol Spricigo Faria, a ideia, desde a concepção do projeto, “foi a inclusão. A gente quer que as pessoas consigam realizar seus sonhos e que a gente consiga oportunizar isso. Tenho uma gratidão eterna pela Sicoob pela oportunidade de estar tirando esse projeto do papel e colocando em prática, porque a gente pode ver a felicidade dessas crianças de estar fazendo esta aula de ballet. A nossa expectativa é que isso não se acabe, que as crianças realmente tenham o interesse pela dança. E que ali no futuro a gente consiga realizar os sonhos de muitas outras crianças.”

Realizar sonhos, inclusive, também é o objetivo da Sicoob Primavera, oportunizando soluções financeiras a todos os associados, e também, através de projetos sociais, de toda a comunidade em que está inserida. “Assim como o Sicoob faz o trabalho de inclusão financeira na comunidade, a gente também faz esse trabalho de inclusão social. A gente sabe que o ballet acaba sendo considerado uma atividade para famílias de um poder aquisitivo um pouco maior, e o que a gente quer é trazer crianças de famílias de outras faixas de renda para essa dança” afirmou a Gerente da Agência em Canarana, Vivian Marques.

“Quando a gente olha praquelas crianças alí dançando, a gente se imagina. Quem, que quando menina, não sonhou em fazer uma aula de ballet, em que se vive um mundo diferente, um sonho. E é muito gratificante a gente proporcionar isso hoje”, finaliza Vivian.

Atualmente a Sicoob em Canarana conta com uma agência com um espaço moderno para atendimento dos associados, além de serviços de caixa disponíveis para toda a população. Em meio ano atuando na região, já possui uma carteira de crédito de aproximadamente R$ 60 milhões e mais de 600 associados.

Nas aulas de ballet, todos os protocolos sanitários, devido a Pandemia da Covid-19, estão sendo seguidos. As vagas para as aulas já estão fechadas, mas caso alguma criança tenha vontade, os pais podem procurar o CRAS para manifestar o interesse.

Por OPioneiro.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.