quinta-feira, 13 maio, 2021
Início Notícias Destaques Parcerias vão garantir pavimentação asfáltica de 132 km na região do Xingu

Parcerias vão garantir pavimentação asfáltica de 132 km na região do Xingu

SÃO JOSÉ DO XINGU – O Sindicato Rural de São José do Xingu teve a iniciativa de mobilizar produtores rurais, prefeituras municipais e empresas do agronegócio para um rateio que deve custear dois projetos de pavimentação asfáltica na MT-430 e MT-322. Serão 132 km de asfalto, sendo 32 km da MT-430 (entroncamento do Natanael até o Posto Sucupira) e 100 km da MT-322 (São José do Xingu a Espigão do Leste).

Imagem ilustrativa; Imagem – Governo de Mato Grosso.

O projeto nasceu de um diálogo entre o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta, o deputado estadual Dilmar Dal’Bosco e o prefeito municipal de São José do Xingu, Sandro José Costa Luz.

LEIA MAIS – Primeiros 10 km de asfalto da MT-129 serão abertos nesta sexta em Gaúcha do Norte

LEIA MAIS – Sem ligação asfáltica, Gaúcha do Norte espera ter três rodovias pavimentadas nos próximos anos

Os projetos serão inseridos no programa de Parcerias Público-Privadas Social (PPP Social) – regulamentado pela Lei Estadual nº 10.861 da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). As parcerias sociais permitem a construção de asfaltos e manutenção. Os produtores participam entrando com aporte de contrapartida de bens e serviços, tornando o custo mais barato que o modelo de concessão. E o governo do estado investirá com recursos oriundos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e outras fontes.

O presidente do Sindicato Rural de São José do Xingu, Fernando Tulha, representante do setor produtivo rural, entendeu e abraçou a ideia, visto que os projetos são importantes para o setor. “As rodovias que são usadas para escoamento da produção de grãos e produtos são as mesmas utilizadas pela população, para tráfego de veículos de passeio, caminhões, ambulâncias e transporte escolar, por exemplo. A pavimentação da MT-430 e MT-322 leva desenvolvimento aos municípios da região do Xingu”, disse Fernando Tulha.

Fernando Tulha já se reuniu com o prefeito Sandro, assim como o vice-governador Pivetta, por vídeo chamada, para discutir a parceria e definir a contrapartida. Pivetta, no entanto, se comprometeu em asfaltar os trechos, caso o setor produtivo doe os recursos para o custeio dos projetos.

A expectativa é de que nos próximos quinze dias, com recurso em caixa, seja celebrada a parceria entre o Sindicato Rural de São José do Xingu e a empresa que será responsável pelos projetos.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, acredita na parceria e coloca o corpo técnico e jurídico da Famato à disposição para auxiliar o sindicato. Normando Corral apontou nomes e empresas projetistas aptas para a execução dos dois projetos.

Por Ascom Famato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.