quarta-feira, 18 dezembro, 2024
20.2 C
Canarana
Início Notícias Destaques PEC limita criação de unidades de conservação em MT

PEC limita criação de unidades de conservação em MT

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovaram uma PEC que limita a criação de novas unidades de conservação no estado. A proposta é de autoria do próprio governador Mauro Mendes. 

PEC limita criação de unidades de conservação em MT — Foto: Reprodução/GloboNews

“O projeto de lei aprovado em Mato Grosso estabelece que o governo deverá regularizar 80% dos parques existentes, que são 47 hoje, antes de começar a criar novos parques. Hoje, menos de 10% estão regularizados. Com isso, nós vamos aumentar a preservação. Vamos proteger esses territórios de qualquer tipo de invasão, fazendo a regularização fundiária. As ONGs que estão criticando, elas têm a oportunidade de ajudar. O mesmo projeto estabelece que se alguma ONG internacional ou nacional doar o dinheiro para a criação de novos parques, nós poderemos fazer. Lembrando, o estado de Mato Grosso é o maior produtor no Brasil e do mundo de alimentos, que preserva 60% do seu território. Nenhuma parte do planeta nós encontramos isso”, disse Mauro Mendes.

Trigueiro: PEC de MT expõe Cerrado, Pantanal e Amazônia

No Em Pauta, da GloboNews, o jornalista André Trigueiro, comentou sobre a PEC de Mato Grosso.

“O governador Mauro Mendes não explicou, nessa declaração, detalhes importantes do projeto que ele concebeu e foi aprovado por ampla maioria na Assembleia. Tem esse prazo de 10 anos para regularizar as unidades de conservação, indenizando 80% dos proprietários rurais, desde que existam recursos disponíveis no orçamento. Então, ele passou o garrote dizendo: ‘nem eu, nem meus sucessores poderemos criar unidades de conservação sem fazer esse movimento’ (…) E demonstra, a meu ver, um certo rancor ao colocar organizações do terceiro setor que criticam esse projeto, dizendo: ‘indenizem vocês os proprietários rurais para regularizar a situação’. Como se fosse atribuição de organização ambientalista fazer investimentos vultuosos nessa direção”, afirmou.

Por GloboNews.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.