quinta-feira, 2 abril, 2026
InícioNotíciasDestaquesPlantio de soja começa em MT com mais de 50% da produção...

Plantio de soja começa em MT com mais de 50% da produção já vendida

O plantio de soja começou nesta quarta-feira (16), em Mato Grosso, com 55% da produção já vendida. Os produtores estão autorizados a fazer o cultivo do grão, já que o vazio sanitário da cultura terminou.

As primeiras lavouras plantadas no estado são aquelas que possuem sistemas de irrigação, já que, com a falta de chuva, colocar as sementes na terra sem que haja umidade suficiente no solo é um risco muito grande.

Neste momento, os produtores tendem a não arriscar. Este ano, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), plantar um hectare de soja no estado sai por pouco mais de R$ 4.170, cerca de 7% mais que o custo da safra anterior.Soja inicial em Gaúcha

Em uma fazendo em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, a expectativa é de que seja feito o cultivo de 300 hectares com irrigação. O gerente da fazenda, Elias Belé, conta que estão tomando os devidos cuidados para isso.

“Estamos iniciando com cautela e somente em áreas irrigadas. O nosso vazio acabou no dia 15 de setembro. Então, a partir desse dia, a gente começou largar a semeadura, e iniciar a nova safra de soja 2020/2021. Nós só vamos terminar o plantio das áreas irrigadas e vamos esperar uma boa chuva pra voltarmos a plantar”, afirma.

Os produtores iniciam a safra otimistas, conseguindo bons preços pelo grão e com boas perspectivas de negócios. Eles já venderam mais de 55% dessa produção que vão cultivar a partir de agora, mas ainda dependem do clima. Segundo o Agrometeorologista do Climatempo, João Castro, a chuva deve chegar nas lavouras ainda neste mês.

“Nos dias 20 e 21 de setembro é esperado que algumas chuvas comecem já a ocorrer inicialmente pelo oeste do estado de Mato Grosso, na região de Campo Novo do Parecis e Sapezal. No dia 26 e 27 de setembro, aguardamos uma nova massa de ar que vai empurrar uma frente fria e formar um novo corredor de umidade, que vai levar chuva para todo o estado de Mato Grosso, inclusive na região central.”, explica.

As chuvas devem se estender até o norte. Ou seja, em Sorriso e Sinop terá chuva para iniciar o plantio”, afirma. É importante destacar que a soja plantada nesta semana tem previsão de ser colhida no final de dezembro ou começo de janeiro. Em seguida, os produtores iniciam a segunda safra, quando fazem o cultivo de algodão, milho ou feijão.

Por Bruno Bortolozo, TV Centro América

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.