quarta-feira, 17 abril, 2024
22.1 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Por que o céu é azul? - Futilidade do dia

Por que o céu é azul? – Futilidade do dia

O céu é azul visto que a luz azul dispersa-se primeiro que as demais cores devido ao seu comprimento de onda. Isso foi descoberto graças ao físico irlandês John Tyndall.

Certa vez, quando Tyndall quis entender o porque o céu era azul durante o dia e avermelhado ao entardecer, fez um experimento com um tubo de vidro e uma luz branca. Descobriu então, ao incidir a luz de um lado, à medida que o tubo era preenchido com alguma partícula, cada extremo dele apresentava uma coloração diferente. Esse resultado se dá, devido a dispersão da luz pelas partículas, ficando conhecido como efeito Tyndall.

céu azul
Foto: Super Interessante.

A luz branca é composta por todas as cores do arco-íris. Como o comprimento de onda da luz azul é mais curto, ela é a primeira a se dispersar. Assim, a medida que o sol se põe, a luz dele precisa passar por uma camada mais espessa da atmosfera. Ficando a luz azul dispersa quase que integralmente, a luz vermelha nos atinge mais facilmente (comprimento de onda maior).

Além do mais, as minúsculas partículas presentes na atmosfera dispersam melhor as ondas com menores comprimentos de onda, sendo assim, a azul. Quando o céu está mais branco, é devido a presença de partículas maiores (por exemplo, fumaça e névoa), que conseguem dispersar igualmente todos os comprimentos de onda. Ou então, dispersam a luz de comprimento de onda mais próximos, como o vermelho e o laranja.

Fonte: Só Física; e, BBC.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.