quarta-feira, 17 abril, 2024
22.1 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Quantos regimes monárquicos existem? - Futilidade do dia

Quantos regimes monárquicos existem? – Futilidade do dia

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), dos 193 países independentes, 43 deles são Estados monárquicos. Sendo, a Rainha Elizabeth II soberana de um terço desses países. Contudo, ela não é a única monarca do mundo. 

Atualmente existem 28 famílias reais. Os regimes monárquicos são divididos em grupos, há o absolutista hereditário, o constitucional hereditário, constitucional eletivo, a diarquia e o absolutista eletivo não-hereditário. As monarquias absolutistas são poucas (7) e encontradas na Arábia Saudita, Brunei (Sultanato), Emirados Árabes Unidos (Emirado), Omã (Sultanato), Qatar (Emirado) e Essuatíni.

regimes monárquicos
Rei e Rainha da Holanda. Foto: Jasper Juinen | Equipe.

A maioria das monarquias são constitucionais hereditárias. É a forma de governo da Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Bahrein, Barbados, Bélgica, Belize, Butão, Canadá, Dinamarca (também é chefe da Gronelândia e das Ilhas Feroé). Espanha, Ilhas Salomão, Jamaica, Japão (Império), Jordânia, Kuwait (Emirado), Lesoto, Liechtenstein (Principado), Luxemburgo (Grão-ducado). Marrocos, Mônaco (Principado), Noruega, Nova Zelândia, Países Baixos, Papua-Nova Guiné, Reino Unido, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Suécia, Tailândia, Tonga, e Tuvalu.

Apenas Camboja e Malásia possuem uma monarquia constitucional eletiva, onde os monarcas são eleitos pelos governadores dos estados e o mandato é de cinco anos. Quem governa mesmo, é o primeiro-ministro e as casas legislativas. Já a diarquia está presente em Andorra (Principado), onde há dois chefes de Estado (o Bispo de Urgel e o Presidente da França). Contudo, o poder é exercido pelo chefe de governo e pelo parlamento, que são eleitos pelo povo. Por fim, a monarquia absolutista eletiva não-hereditária ocorre no Vaticano (Papado). Entretanto, ele não é um membro da ONU, mas ele possuí um assento como observador.  Sendo o Papa, o responsável por governar a Cidade do Vaticano e eleito pelo Colégio de Cardeais. Contando com o Vaticano, há 44 Estados monárquicos.

Fonte: Exame; Fatos Desconhecidos; Acesse Política; e, Site Curiosidades.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.