sábado, 13 abril, 2024
20.6 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Quarentena: De onde vem este termo? - FUTILIDADE DO DIA

Quarentena: De onde vem este termo? – FUTILIDADE DO DIA

A Quarentena é uma medida de saúde pública utilizada para impedir a disseminação de doenças com grande transmissibilidade.
O termo Quarentena vem do italiano quarentena. A história nasceu há muito tempo.

No século 14, a peste bubônica matou mais de um terço da população da Europa. Na época, pouco se sabia sobre a doença. O governo de Veneza, temendo que o mal viesse do mar, determinou que todas as embarcações ficassem isoladas durante 40 dias antes do desembarque dos passageiros.

Desing-por-Madu-Alves.jpg
Desing-por-Madu-Alves.jpg

Na história da humanidade, já houve diversos momentos em que foram estabelecidas quarentenas em razão do surgimento e propagação de algumas doenças. Na atualidade, a quarentena foi instaurada após o surgimento da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus.

Embora o nome remeta a um período de quarenta dias, a duração da quarentena é determinada com base no período de incubação da doença, ou seja, o tempo que a doença leva para se manifestar. Essa medida de saúde pública busca,
assim, controlar a disseminação da doença.

De acordo com a portaria n.º 356 do Ministério da Saúde, a quarentena tem como objetivo “garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado”, sendo adotada por até 40 dias ou podendo ser estendida pelo período necessário para
diminuir a transmissão comunitária.

Além disso, esta medida deve ser decretada por um “ato administrativo formal” e ser editada pelos secretários municipal ou estadual de Saúde, o ministro da Saúde ou por prefeitos, governadores ou então o presidente da República.

Fontes: Biologia Net/Correio Braziliense/Politize.com
Por Maria Eduarda Alves Ferreira, do O Pioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.