terça-feira, 21 maio, 2024
29.7 C
Canarana
Início Futilidade do Dia Quem foi Irena Sendler? - Futilidade do dia

Quem foi Irena Sendler? – Futilidade do dia

Durante a Segunda Guerra Mundial, Irena Sendler passou a inspecionar as condições sanitárias do Gueto de Varsóvia e salvou ao menos 2.500 crianças. Cada vez que ela saía do gueto, trazia consigo uma criança escondida.

Antes da Segunda Guerra, Sendler era assistente social no Departamento de Bem Estar Social de Varsóvia. Quando a guerra eclodiu, Irena uniu-se ao Conselho de Ajuda aos Judeus. Com a ajuda de uma amiga, conseguiu autorização para entrar no Gueto de Varsóvia para inspecionar as condições sanitárias devido a um surto de febre tifoide.

Irena Sendler
Foto: Stefan Maszewski/ AFP | Getty Images.

Enquanto trabalhava no gueto, Irena levava comida, remédios e alimentos escondidos em suas roupas. Com o passar do tempo, as condições de vida no gueto piorou e ela começou a organizar fugas. Assim, sempre carregava alguma criança judia escondida e as deixava em lares temporários. Como as crianças trocavam de nomes para não serem facilmente identificadas, ela anotava seus nomes em um papel, guardava em jarras e enterrava no quintal. 

Em 1943 os nazistas descobriram o que ela estava fazendo e apesar de ter sido torturada, não entregou as novas identidade das crianças e onde elas estavam vivendo. Sendo assim, foi condenada à morte, mas um soldado alemão ajudou ela a escapar. Ela foi dada como morta pelos nazistas e adquiriu uma nova identidade. Veio a falecer somente aos 98 anos em 2008, mesmo ano em que foi indicada ao Nobel da Paz pela segunda vez.

Com o fim da guerra, Irena entregou os nomes para o Dr. Adolfo Berman para que ele encontrasse as famílias das crianças. Porém, a maioria dos familiares já haviam morrido nos campos de concentração.

Fonte: Hypeness; Aventuras na História; e, Morachá.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.