segunda-feira, 6 fevereiro, 2023
Início Notícias Destaques Seduc entrega 699 notebooks a secretários escolares da Rede Estadual de Ensino

Seduc entrega 699 notebooks a secretários escolares da Rede Estadual de Ensino

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou, nesta quarta-feira (09.11), a entrega de 699 notebooks a todos os secretários escolares da Rede Estadual de Ensino. Os servidores que atuam nas unidades sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação dos polos Cuiabá e Várzea Grande foram os primeiros a receber os equipamentos. Nas próximas semanas, as entregas terão continuidade nos demais 13 polos restantes.

    “Esta ação específica tem como objetivo principal a valorização da prática na gestão escolar”, disse o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, na solenidade de entrega dos primeiros equipamentos, que ocorreu dentro da programação do 2º Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

    foto 1 – Foto por: Harleid Claiton

    Segundo ele, é prática no cotidiano da pasta valorizar e enaltecer o servidor, reconhecer que o trabalho por ele realizado é elemento fundamental para o sucesso de todas as ações, sobretudo, na consolidação do Programa EducAÇÃO 10 Anos, que objetiva colocar Mato Grosso entre os cinco melhores do país até 2032.

    Esta nova entrega de equipamentos fortalece a política de formação continuada dos profissionais da Educação e dos educadores, que ganhou uma nova dimensão, propiciando o acesso e a utilização dos recursos tecnológicos no ambiente escolar.

    “A tecnologia permitiu que a interatividade e o acesso ágil à informação chegassem às salas de aula. Professores e secretários com seus notebooks em mãos, escolas com Chromebooks, TV’s e robótica educacional se tornaram grandes parceiros na hora de ensinar, de aprender ou de fazer a gestão escolar”, completou Alan.

    Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas (SAGP), Flávia Emanuelle de Souza Soares, a iniciativa é um estímulo extra aos secretários de escolas. “Temos realizado ações de capacitação, estímulos das mais diversas áreas e o computador vem para facilitar o acesso ao conteúdo necessário para agilizar o atendimento, seja ele na sala de aula ou na secretaria da escola”.

    Karina França Garcia, que responde pela Secretaria Adjunta de Infraestrutura e Patrimônio (SAIP), também comemorou mais este avanço no processo de valorização do servidor. Ao se dirigir aos secretários escolares presentes na solenidade, ela observou que a Seduc-MT tem como eixo uma gestão comprometida com a excelência e o compromisso com as pessoas. “Um servidor motivado demonstra dedicação e empenho maiores e mais relevantes, seja na execução de tarefas, na gestão e até mesmo no convívio com os demais no ambiente laboral”.

     

    foto 2
    Créditos: Harleid Claiton

     

    O secretário da escola Estadual Juarez Rodrigues dos Anjos, Leonardo Augusto da Silva Zuchini, recebeu o seu notebook com um largo riso. “Este equipamento é de extrema importância, pois proporciona mais agilidade em nossas tarefas diárias”. “Estar conectada com um notebook de qualidade fará toda a diferença”, emendou Sara Cortez de Moares Cruz, lotada na Escola Livre Aprender. André Cavari Harter, da Escola Estadual BM Dom Pedro II, também recebeu o notebook com semblante de felicidade. “Esta entrega é uma promessa cumprida. Nos foi prometido e agora a Seduc demonstra que realmente valoriza o seu servidor”, exclamou. Ambos receberam os notebooks representando a DRE polo Cuiabá.

    Pela Diretoria Regional de Educação polo Várzea Grande, os três primeiros a receber seus equipamentos foram Marcos Taques, da Escola Estadual Luiza Boabaid; Wilton Sobrinho, da Manoel Gomes; e Roseli Barbosa, secretária na Escola Estadual Adalgisa de Barros. “Estamos sem palavras para dizer o quanto significa esta ação para nós, servidores. Certamente, vamos corresponder com mais eficiência”, falou Roseli.

    Valorização contínua

    Em meados de 2021, mais de 19 mil professores foram contemplados com uma verba específica, de R$3.500,00, para comprar notebook para o seu trabalho. “Fomos além, remunerando cada professor com o auxílio internet, com valor mensal de R$ 70,00. Com isso, foi possível cada profissional contratar um plano com mais velocidade e qualidade”, explicou a secretária adjunta de Gestão Regional (SAGR), Alcimaria Ataides da Costa.

    A secretária adjunta de Gestão Educacional (SAGE), Lelia Rocha Abadio Brun, enalteceu a importância da entrega de notebooks para professores e secretários de escolas, além dos 30 mil Chromebooks já entregues às escolas. “Todos agora estão equipados e participam de constantes formações na área de tecnologia na educação, visando aliar as ferramentas às práticas adotadas em sala de aula”, finalizou.

    Por Rui Matos e Mailson Prado | Seduc-MT

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.