quinta-feira, 13 maio, 2021
Início Notícias Destaques Terra não tremeu em Querência e notícia se deve à erro de...

Terra não tremeu em Querência e notícia se deve à erro de Sistema

Na última semana uma notícia circulou pelos veículos de comunicação de todo o Vale Araguaia mato-grossense, relatando um suposto abalo sísmico (terremoto fraco) ocorrido em Querência-MT no último dia 24 de abril. OPioneiro entrou em contato com o Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo), que teria registrado o suposto abalo, e recebeu a informação que houve, na verdade um erro no sistema sismológico e não houve nenhum registro de abalo sísmico no município.

Conforme o Professor titular da USP, Marcelo Sousa de Assumpção, “houve um engano em nosso sistema de registro e o tremor não foi em Mato Grosso, mas sim em Minas Gerais. As coordenadas estão corretas em nossa página – apenas o nome do local é que está equivocado”, explica.

O contato realizado pela redação do OPioneiro pretendia conseguir maiores detalhes sobre abalos sísmicos na região e saber se abalos de magnitudes maiores poderiam ser registrados. Na notícia veiculada por diversos veículos de comunicação, dava conta que o abalo havia sido de 2,5MR na Escala Richter.

Marcelo salienta, contudo, que o erro só foi percebido após análise de dados sobre a leitura do sismólogo. “Na análise técnica verificou-se que o sismo havia sido em Minas Gerais. Porém, o nome do local definido automaticamente não foi atualizado”. O professor, em nome do Centro de Sismologia, pede desculpas pela falha na informação.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.