Tainá Marrirú, do povo Karajá, é a primeira mulher indígena a disputar o título nacional, representando o estado do Tocantins no concurso Miss Brasil Mundo 2026.
Apesar de ter nascido no estado de São Paulo, ela possui raízes na Aldeia de Santa Isabel do Morro, localizada na Ilha do Bananal, em Tocantins. Tainá é formada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário do Araguaia. Atualmente, ela atua como pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de ser atleta e treinadora de vôlei.
![]()
Segundo a miss, a trajetória nos concursos de beleza começou cedo. Ela participa de competições desde os 16 anos e, em 2019, representou o Brasil no Miss Teen Mesoamérica Internacional, conquistando o terceiro lugar. Ao longo do caminho, no entanto, enfrentou situações de discriminação relacionadas à sua identidade indígena.
No campo acadêmico e científico, Tainá desenvolve pesquisas voltadas à prevenção do suicídio indígena, utilizando a Educação Física como ferramenta de promoção da saúde mental. A partir desses estudos, criou o Projeto Ahãdu, iniciativa que busca o cuidado físico e emocional de crianças indígenas, integrando esporte, identidade cultural e bem-estar.
Em entrevista ao g1 Tocantins, ela destacou o compromisso com suas origens e com o retorno ao território indígena após a formação acadêmica. “Sempre soube que o meu desenvolvimento seria em São Paulo, mas eu iria retornar ao Tocantins para contribuir com o meu povo. Foi isso que aconteceu, afinal, assim que eu me formei na minha graduação, eu fiz Educação Física na Universidade Federal de Mato Grosso, eu retornei ao Tocantins para ser pesquisadora do meu povo, na região da mesma aldeia da minha mãe que é”, relatou.
A 64ª edição do Miss Brasil Mundo será realizada neste sábado (31) e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Concurso Nacional de Beleza (CNB).
Por Semana 7 Com informações da Rádio Nacional e g1 Tocantins