Sim!
Um Nobel, é um prêmio anual concedido pela Academia Real das Ciências da Suécia atribuído as pessoas pelas notáveis contribuições para a facilitação dos dias de hoje a partir de cinco áreas: química, física, literatura, paz, medicina e economia. Cada recebedor ou laureado recebe uma medalha de ouro, um diploma e uma quantia em dinheiro equivalente à US$ 1.110.000 dólares.
A primeira pessoa a ganhar dois prêmios Nobel foi uma mulher polonesa que atendia pelo nome de Marie Curie, que também foi a primeira mulher a ganhar o premio. Não bastasse a façanha, ela ganhou em duas categorias diferentes: O Nobel da Física em 1903 e o Nobel da Química em 1911.
Marie, que viveu em uma época em que a ciência era dominada pelos homens, foi a primeira mulher a lecionar na Universidade de Sourbonne, na França. Se dedicou a estudar a radiação e descobriu dois novos elementos químicos: o polônio, que ganhou este nome em homenagem ao país natal dela, e o rádio. Ela não patenteou suas descobertas, para que toda a classe científica pudesse estudar os efeitos e aplicação da radiação.
Além de Marie, outras três pessoas ganharam mais de um premio Nobel, mas o feito de Curie só foi repetido após mais de 4 décadas. Em 1954, o norte-americano Linus Pauling recebeu o Nobel da Química e em 1963 o Nobel da Paz. Seus trabalho revolucionou a forma como as moléculas eram estudadas e seu ativismo político culminou na criação do Tratado de Interdição Parcial de Ensaios Nucleares, firmado por 113 países.
Outro laureado com mais de um prêmio, foi o norte-americano John Bardeen, que ganhou o Nobel da Física em 1956 por descobrir o transistor e outro na mesma área em 1972 por sua participação no desenvolvimento da teoria da supercondutividade.
Por fim, temos o bioquímico britânico Frederick Sanger, que ganhou o Nobel de Química em 1958 e outro em 1980. A primeira premiação aconteceu depois de ele determinar a sequência de aminoácidos da insulina, hormônio responsável pela regulação do metabolismo da glicose, usada no tratamento da diabetes. O segundo prêmio foi porque ele desenvolveu um método de sequenciar o DNA, e sua técnica permitiu a realização do primeiro sequenciamento total do genoma de um organismo.
Por OPioneiro, com informações de MegaCurioso.