CUIABÁ – Cuiabá bateu, no último domingo (30), mais uma vez o recorde de temperatura mais alta do ano. Desta vez, a capital mato-grossense chegou aos 41,8ºC, segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isto, já são nove dias seguidos este mês em que as máximas chegaram ou ultrapassaram os 40ºC.
No domingo, segundo a estação convencional do Inmet, Cuiabá chegou a 41,8ºC. O recorde anterior era de 41,6°C nos dias 28 e 29 de agosto.
LEIA MAIS – Poderosa incursão polar com potencial histórico de neve afetará metade do Brasil
Agora já são nove dias em agosto com temperatura igual ou superior a 40°C e de forma consecutiva. O termômetro tem passado da marca dos 40°C, à sombra, todos os dias desde 14 de agosto. A umidade relativa do ar baixou para apenas 11%.
Em agosto de 2019, a temperatura máxima em Cuiabá foi de 39,5°C e o termômetro não atingiu os 40°C em nenhum dia, pela medição do Inmet.
A média da temperatura máxima de agosto de 2020 está 1,2°C acima da média da máxima de agosto de 2019.
As previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que de terça a sexta-feira, apenas a quarta-feira terá a máxima de 40ºC, sendo que nos outros dias é esperado que os termômetros cheguem ou até ultrapassem os 41ºC.
Por Wesley Santiago/Olhar Direto.