Chegamos a outubro de 2020, um ano em que a palavra crise superou todas as suas formas de conceitos e manifestações. Estamos no último trimestre destes 365 dias e talvez nos perguntando: “Como cheguei até aqui”? E, se você está lendo este texto, parabéns, você venceu, ou está vencendo este ano histórico para a humanidade.
Então, diante deste cenário, vamos a pergunta anterior, “como cheguei até aqui”? Provavelmente você é uma pessoa com alta capacidade de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, reagindo positivamente diante de situações adversas, não cedendo à pressão, independentemente da situação que se apresente. Podemos afirmar assim, que você é uma pessoa resiliente ou que possui resiliência. Ter resiliência é ter imunidade mental contra problemas, é adaptar-se às mudanças, superar obstáculos resistir aos choques, estresse e algum evento traumático. É não entrar em surto psicológico, emocional ou físico, pois consegue encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar tais adversidades. A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usando da sua maleabilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.
Podemos assim, resumir estas e outras características percebidas em pessoas altamente resilientes: Autoconfiança; Persistência; Otimismo; Empatia; Criatividade; Flexibilidade e Saber lidar com as emoções.
Tais características são a base para criar resiliência emocional, ou seja, treinamos nossa mente a suportar os pensamentos assustadores e assim, conseguimos esquivar nos do sofrimento, entendendo que a dor fará, inevitavelmente, parte da caminhada da vida.
E desta forma, passamos por 2020. Enfrentamos crises de saúde, financeira, relacional, comportamental e tantas outras. Sofremos e superamos, pois naturalmente somos resilientes, em maior ou menor grau, basta conhecer-se e desenvolver-se continuamente.
Psicóloga – Universidade Mackenzie (São Paulo)
Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar – ICHC-FMUSP
Pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva – UNOPAR
Pós-Graduada em Saúde da Família – Escola de Saúde Pública do Estado do MT
Pós-Graduada em Gestão Pública – IFMT
Pós-Graduanda em Psicologia e Coaching – Faculdades Metropolitanas
Coach de Emagrecimento pelo: Profissão Coach Express e Health Coach International Institute
*As opiniões expressas pelos colunistas não refletem a opinião do OPioneiro, sendo o autor do texto, responsável pelo conteúdo.