sábado, 13 abril, 2024
21.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques Artigo - Resiliência: A Imunidade Mental em Tempos de Crise - Por...

Artigo – Resiliência: A Imunidade Mental em Tempos de Crise – Por Josiane Porsch

Chegamos a outubro de 2020, um ano em que a palavra crise superou todas as suas formas de conceitos e manifestações. Estamos no último trimestre destes 365 dias e talvez nos perguntando: “Como cheguei até aqui”? E, se você está lendo este texto, parabéns, você venceu, ou está vencendo este ano histórico para a humanidade.

 

Então, diante deste cenário, vamos a pergunta anterior, “como cheguei até aqui”? Provavelmente você é uma pessoa com alta capacidade de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, reagindo positivamente diante de situações adversas, não cedendo à pressão, independentemente da situação que se apresente. Podemos afirmar assim, que você é uma pessoa resiliente ou que possui resiliência. Ter resiliência é ter imunidade mental contra problemas, é adaptar-se às mudanças, superar obstáculos resistir aos choques, estresse e algum evento traumático. É não entrar em surto psicológico, emocional ou físico, pois consegue encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar tais adversidades. A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usando da sua maleabilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil é realizada a campanha Setembro Amarelo, em alusão ao combate ao suicídio.

Podemos assim, resumir estas e outras características percebidas em pessoas altamente resilientes: Autoconfiança; Persistência; Otimismo; Empatia; Criatividade; Flexibilidade e Saber lidar com as emoções.

Tais características são a base para criar resiliência emocional, ou seja, treinamos nossa mente a suportar os pensamentos assustadores e assim, conseguimos esquivar nos do sofrimento, entendendo que a dor fará, inevitavelmente, parte da caminhada da vida. 

E desta forma, passamos por 2020. Enfrentamos crises de saúde, financeira,  relacional, comportamental e tantas outras. Sofremos e superamos, pois naturalmente somos resilientes, em maior ou menor grau, basta conhecer-se e desenvolver-se continuamente.

Por Josiane de O. M. Pörsch.

Psicóloga – Universidade Mackenzie (São Paulo)

Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar – ICHC-FMUSP

Pós-Graduada em Educação Especial Inclusiva – UNOPAR

Pós-Graduada em Saúde da Família – Escola de Saúde Pública do Estado do MT

Pós-Graduada em Gestão Pública – IFMT

Pós-Graduanda em Psicologia e Coaching – Faculdades Metropolitanas

Coach de Emagrecimento pelo: Profissão Coach Express e Health Coach International Institute

*As opiniões expressas pelos colunistas não refletem a opinião do OPioneiro, sendo o autor do texto, responsável pelo conteúdo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.