CANARANA – Neste mês dede outubro, será iniciada a construção de ciclovias nas principais avenidas de Canarana – MT (Avenida Paraná, Av. Mato Grosso, Av. São Paulo, Av. Santa Catarina, Av. Goiás e na Av. Rio Grande do Sul (continuação)). Inclusive, na Avenida Paraná as obras iniciaram na última quarta-feira (07/10).
Conforme a Secretaria de Obras do município, o orçamento previsto para construção das ciclovias é de R$1.050.948,55. Neste mesmo orçamento, está incluso a iluminação do trecho da ciclovia que vai da Av. Rio Grande do Sul até a Rua Três de Maio. A conclusão das obras estão previstas para 2021.
Em março de 2020, foi aprovado um financiamento de 13 milhões para Canarana, com o Programa Avançar Cidades, para construção e realização de melhorias na mobilidade urbana do município. Através desse programa já foram realizadas algumas obras, como a ciclovia da Avenida Rio Grande do Sul, faixas elevadas, asfaltamento do bairro Morada do Sol, Tropical II e Av. Mato Grosso, e instalação do semáforo no cruzamento da Av. Paraná com a Av. Rio Grande do Sul.
Programa Avançar Cidades
O Programa Avançar Cidades foi criado pelo Governo Federal, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em 2017, para promover financiamentos ao setor público para a melhoria da mobilidade nos perímetros urbanos.
Como Canarana/MT contém menos de 250 mil habitantes, ela se enquadra no grupo 1 do programa, estando disponível os financiamentos para elaboração de Planos de Mobilidade Urbana, estudos e projetos executivos, pavimentação de vias urbanas, pontes, estações e abrigos, sinalização, passagens para pedestres, moderação de tráfego, arborização e iluminação pública. Além de obras para construção de calçadas, ciclovias e ciclo faixas.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.