O Amphicar é um carro-barco conversível fabricado entre 1961 e 1968 na Alemanha Ocidental. Ele pode ser usado para a locomoção em estradas e para navegação, sendo o primeiro “carro anfíbio” fabricado para a comercialização.
Apesar de sua fabricação ter iniciado em 1961, ele foi baseado no Volkswagen Schwimmwagen utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Quem projetou ambas as versões foi o engenheiro Hans Trippel (que ficou preso durante dois anos para “desnazificação”).
O primeiro modelo comercial atingia 112 km/h em terra e 11 km/h na água. Foram produzidos mais de 3.870 carros anfíbios. Apesar de ter feito sucesso por um tempo, ele foi perdendo espaço no mercado automobilístico devido a alta manutenção. Após muito tempo na água o motor precisava ser lubrificado e com a exposição à água salgada, ele precisava ser limpo com água fresca constantemente após o uso. Com todos esses problemas que não eram considerados usuais aos motoristas, ele parou de ser fabricado em 1965. Entretanto, o último Amphicar só foi vendido em 1968.
Fonte: Amphicar; Autoclassic; e, TriCurioso.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.