No último domingo (15/11), ocorreu as eleições municipais 2020 em Canarana/MT. O município que contém 15.553 eleitores aptos, contou com o comparecimento de somente 70,45% (10.957) dos eleitores. Além da taxa de abstenção de 29,55%, as eleições tiveram 444 votos nulos e 213 votos em branco.
Segundo o Chefe de Cartório, Fernando Rodrigues, mesmo com a pandemia, a quantidade de eleitores que compareceram na votação foi muito boa e a eleição foi tranquila. Os eleitores respeitaram às normas de segurança e apesar de algumas filas terem sido geradas no período da manhã, na parte da tarde o fluxo de eleitores foi bem menor. O pleito de domingo contou com o apoio da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, “que foi fundamental para manter a ordem e a tranquilidade”, afirma Fernando.
Além disso, mesmo com erros em algumas urnas, não foi necessário realizar a troca. Reiniciá-las foi suficiente para retornar o funcionamento. Algumas escolas tiveram quedas de energia, mas isso não interferiu. As urnas possuem autonomia para funcionarem na bateria durante todo o período de eleição. Em relação as mesários, houve poucas desistências, e estas foram supridas através das nomeações Ad Hoc (nomeação feita na hora de pessoas presentes a fila de votação).
Apesar da quantidade significante de votos nulos e em branco, eles não são contabilizados para os candidatos que estão na frente. O resultado das eleições decorre somente em cima dos votos válidos. O resultado oficial com a totalização dos votos no Cartório Eleitoral de Canarana, “se deu por volta das 22:30 da noite de domingo, devido a um erro operacional do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, completa Rodrigues.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.