quinta-feira, 7 dezembro, 2023
Início Notícias Destaques Eleição 2020 em Canarana/MT teve o comparecimento de 70,45% dos eleitores

Eleição 2020 em Canarana/MT teve o comparecimento de 70,45% dos eleitores

    No último domingo (15/11), ocorreu as eleições municipais 2020 em Canarana/MT. O município que contém 15.553 eleitores aptos, contou com o comparecimento de somente 70,45% (10.957) dos eleitores. Além da taxa de abstenção de 29,55%, as eleições tiveram 444 votos nulos e 213 votos em branco.

    Segundo o Chefe de Cartório, Fernando Rodrigues, mesmo com a pandemia, a quantidade de eleitores que compareceram na votação foi muito boa e a eleição foi tranquila. Os eleitores respeitaram às normas de segurança e apesar de algumas filas terem sido geradas no período da manhã, na parte da tarde o fluxo de eleitores foi bem menor. O pleito de domingo contou com o apoio da Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, “que foi fundamental para manter a ordem e a tranquilidade”, afirma Fernando.

    eleitores
    Foto: Assessoria TSE.

    Além disso, mesmo com erros em algumas urnas, não foi necessário realizar a troca. Reiniciá-las foi suficiente para retornar o funcionamento. Algumas escolas tiveram quedas de energia, mas isso não interferiu. As urnas possuem autonomia para funcionarem na bateria durante todo o período de eleição. Em relação as mesários,  houve poucas desistências, e estas foram supridas através das nomeações Ad Hoc (nomeação feita na hora de pessoas presentes a fila de votação).

    Apesar da quantidade significante de votos nulos e em branco, eles não são contabilizados para os candidatos que estão na frente. O resultado das eleições decorre somente em cima dos votos válidos. O resultado oficial com a totalização dos votos no Cartório Eleitoral de Canarana, “se deu por volta das 22:30 da noite de domingo, devido a um erro operacional do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)”, completa Rodrigues.

    Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.