sexta-feira, 22 novembro, 2024
24 C
Canarana
Início Notícias Destaques Projeto para pavimentar ‘rota alternativa’ no Araguaia/Xingu será entregue em 90 dias

Projeto para pavimentar ‘rota alternativa’ no Araguaia/Xingu será entregue em 90 dias

QUERÊNCIA – Está em andamento a produção do projeto para pavimentação da MT-109, no trecho entre o município de Querência e Espigão do Leste, futura rota alternativa da região Araguaia/Xingu. Esse trecho tem 170 km, mas nesse primeiro lote está sendo feito o projeto para 60 km a partir da cidade de Querência. A informação foi confirmada pelo prefeito Fernando Gorgen para OPioneiro.

Prefeito Fernando Gorgen mostra rota da MT-109; Foto – OP.

Conforme o prefeito, ele acredita que em mais 90 dias, o projeto será entregue para a Sinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística). “A empresa contratada já está em campo fazendo o levantamento topográfico. O projeto está sendo bancado pelas fazendas, como a Roncador, que depois de pronto será entregue para a Sinfra para que possa conveniar com a Prefeitura”, disse Fernando Gorgen. Uma importante ponte nesse trecho, sobre o rio Daro, foi inaugurada no último mês de abril.

Ponte de concreto sobre o rio Daro na MT-109; Imagem – Prefeitura de Querência.

O convênio que o prefeito se refere será o repasse do recurso por parte do Governo do Estado para que o Município execute a pavimentação, o que tem demonstrado ser mais eficiente. Através de uma parceria, em 2020 já foram asfaltados 10 km da MT-109 a partir da cidade, com pista de 12 metros de largura. Para essa obra, que foi executada com o maquinário da Prefeitura Municipal e produtores, o Governo de Mato Grosso disponibilizou cinco milhões de reais.

LEIA MAIS – A estrada desenhada em um guardanapo que começa a ser pavimentada no Araguaia

LEIA MAIS – “Cuiabá vai ficar mais perto do que Goiânia”, comemora prefeito de Querência sobre novas rodovias no Araguaia

LEIA MAIS – Proposta do Governo de Mato Grosso para ligar Araguaia-Xingu, cria rota passando por Querência

MT-109 a partir de Querência já tem 10 km asfaltados; Foto – OP.

Quando estiver concluída, a MT-109 se transformará em uma rota alternativa à BR-158, que enfrenta problemas ambientais para sua conclusão no Norte Araguaia. Depois de Espigão do Leste, o Governo do de Mato Grosso já está pavimentando os 69 km até Canabrava do Norte, que fica a 22 km (já asfaltados) da BR-158, próximo a Porto Alegre do Norte. Na direção oposta, de Querência a Canarana, o traçado abrange as MTs 109 e 110, sendo que 58 km da MT-110 serão pavimentados em 2022.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.