BARRA DO GARÇAS – O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) e o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio vistoriaram obras do Anel Viário em Barra do Garças (a 511km de Cuiabá). Prevista para ser entregue ainda este ano, a obra do Governo Federal vai interligar os municípios de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, em Mato Grosso, e Aragarças.
“Essa obra é extremamente importante para a cidade de Barra do Garças, isso vai criar uma melhor condição logística tirando do centro de Barra aquela passagem de tantos e tantos caminhões e carretas complicando a vida urbana”, destacou o governador durante entrevista à imprensa local.
Mendes ainda cobrou o andamento das obras da FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste” no trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). “Vamos cobrar do ministro como estão as tratativas e o andamento desta obra. O Governo Federal tem o compromisso de fazer sair de Goiás – de Mara Rosa – e chegar até Água Boa. A nossa está andando, a licença ambiental foi liberada para Rumo e as obras já estão iniciando por Rondonópolis”, enfatizou Mauro.
LEIA MAIS – Censo 2022 começa em todo o estado de Mato Grosso
O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio destacou que o Governo Federal vem trabalhando em parceria com o Congresso na liberação de recursos. Segundo ele, Barra do Garças é estratégico para quem trafega na região.
“São obras extremamente importantes no que tange a movimentação de cargas no âmbito nacional, estamos falando aqui de quase R$ 130 milhões de investimentos. Um esforço do ministério em fechar essas obras que estavam inacabadas e aqui é mais um exemplo delas. Temos trabalhado em parceria com o Congresso que tem garantido orçamento para que possamos trabalhar no Ministério da Infraestrutura, provando Reformas importantes, tivemos agora o novo marco do setor ferroviária”, destacou o ministro.
Também participou do evento o senador Wellington Fagundes (PL), principal articulador para construção do Anel Viário situado na BR-070, divisa com Goiás. Fagundes articula para que a obra seja entregue durante o aniversário da cidade.
“Com a presença do ministro, do governador vamos olhar junto com as duas empresas que estão trabalhando, para que exatamente no dia 15 de setembro, que é o aniversário de Barra do Garça, liberar a trafegabilidade. Mesmo que fique obras complementares, mas poder liberar todo tráfego, tirar esse trânsito infernal do centro da cidade, essas carretas que causam muito transtorno”, destacou.
Fagundes aproveitou a oportunidade para tratar de outras demandas com o ministro. Segundo ele, Marcelo Sampaio apresentou a logística de Mato Grosso, especialmente Araguaia, na questão da restauração e manutenção das estradas. “Principalmente a 158 e também a construção da ponte sobre a 080 no Araguaia, uma obra gigantesca que está sendo construída”, destacou.
Já sobre a FICO, Fagundes lembrou que esteve com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Mara Rosa, disse que as obras estão avançando, “rumo a travessia do Araguaia em Cocalinho, depois Nova Nazaré e Água Boa onde será o grande terminal ferroviário”, declarou.
Por Adriana Assunção e Kleyton Agostinho/VGN.