NOVA XAVANTINA – A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou, na quarta-feira (17), mais um caso positivo do vírus monkeypox, popularmente conhecido como varíola dos macacos. O caso notificado foi em Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá. Com isso, o número total de casos chegou a nove em Mato Grosso.
No total, são 25 pessoas que estão em isolamento. Elas são consideradas casos suspeitos e aguardam resultados de exames.
LEIA MAIS – Barra do Garças tem primeiro caso suspeito de varíola dos macacos
Em Cuiabá, são quatro casos e sete suspeitas que estão sendo monitoradas pela equipe de Vigilância Epidemiológica do município. Na região metropolitana, em Várzea Grande, são três registros positivos e quatro suspeitos. Em Sorriso, há um caso confirmado sendo acompanhado.
Segundo a SES, dois casos suspeitos foram descartados nos municípios de Alta Floresta e Nossa Senhora do Livramento.
Além da capital e região metropolitana, as suspeitas da doença são monitoradas em Rondonópolis (3), Sorriso (1), Barra do Garças (2), Comodoro (1), Diamantino (1), Campo Verde (1), Porto Esperidião (2), Tangará da Serra (2) e um morador de Araputanga é observado em Rio Branco, no Acre.
A partir desta quarta-feira (17), a SES passa a divulgar a situação epidemiológica desta doença diariamente, de segunda à sexta-feira.
Por G1 MT.