terça-feira, 21 maio, 2024
20.5 C
Canarana
Início Futilidade do Dia A baunilha é fruto de uma orquídea? - Futilidade do dia

A baunilha é fruto de uma orquídea? – Futilidade do dia

A baunilha é um elemento bastante utilizado na gastronomia e é um fruto retirado das orquídeas do gênero Vanilla. Além disso, é a única parte da orquídea que pode ser utilizada para consumo e a segunda especiaria mais cara do mundo. Um quilo de baunilha totalmente natural pode custar até seis mil dólares.

Anualmente são produzidas cerca de 5,5 milhões de toneladas. Existem dois tipos de baunilhas utilizados na gastronomia, a Bourbon (aroma mais forte) e a Taiti (floral), e a maior produção é feita em Madagascar, Indonésia, China e México. Além disso, na falta de polinizadores naturais, a fecundação é realizada manualmente.

Os favos de baunilha não possuem cheiro e nem sabor. Após serem retirados, os frutos são banhados em água quente para interromper o processo de maturação. Depois, são secados por um período de três a quatro meses. Nesse processo, ocorre a fermentação natural, deixando os frutos pretos e com aroma. Para obter o extrato, a vagem é esmagada e colocada em um recipiente com álcool (normalmente, vodca, devido seu sabor neutro). Ela ainda pode ser transformada em essência, pó, sal e açúcar de baunilha. 

A essência de baunilha que compramos no supermercado normalmente é artificial, produzida a partir de uma substância (álcool coniferílico) retirada da madeira dos pinheiros. Apesar da semelhança, o aroma da baunilha natural é mais suave e o produto é mais caro. 

Fonte: Dr. Curioso; Pantucci Trattoria; Mundo Educação; e, G1.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.