quarta-feira, 17 julho, 2024
19.7 C
Canarana
Início Futilidade do Dia A origem do esporte - Futilidade do dia

A origem do esporte – Futilidade do dia

O esporte teve origem no início da vida primitiva com as caminhadas, a caça, a natação e a dança. Mas a maior manifestação do esporte foi na Grécia Antiga, com a realização dos jogos gregos.

Quando o homem largou a vida nômade, passaram a agrupar-se, surgindo as práticas voltadas para a saúde e a ginástica grega com caráter educativo e preparatória para guerra. Desde 4 mil anos a.C., os egípcios já praticavam esgrima, arremessos e remo. Entretanto, a Grécia foi a sociedade mais voltada à cultura esportiva na época, com os Jogos Gregos que compreendiam as Olimpíadas, os Jogos Fúnebres e os Jogos Píticos. 

Esporte
Foto: Site Brasil Escola

Na Grécia antiga, os jogos olímpicos foram realizados 293 vezes em 12 séculos, onde os escravos podiam apenas assistir e as mulheres não podiam observar. Entre os esportes em disputa, se destacavam o atletismo, as lutas e o hipismo, que normalmente terminavam em crueldade. Entretanto, durante os Jogos Olímpicos ocorria uma espécie de trégua, ficando proibido qualquer tipo de guerra. Inclusive, acreditava-se que somente os jogos eram capazes de unificar a Grécia. 

Com a dominação romana sobre a Grécia, os romanos acabaram com os jogos olímpicos, mas deram aos eventos esportivos um caráter de espetáculo com lutas de gladiadores, como forma de evitar revoltas populares (política do pão e circo). Já, durante a Idade Média, a prática de atividade física distinta da que era recomendada pela igreja, era considerada como pecado grave.

Depois do período romano, as atividades esportivas se tornaram jogos populares, trazendo a lealdade e o espírito de equipe. Durante o Renascimento, os esportes voltaram, como a ginástica, a natação, a corrida e a luta. Em meados do século XV, foi determinada a pedagogia do esporte. Com o declínio dos jogos populares na Europa do século XVII e XVIII em decorrência da industrialização e da urbanização, os jogos sobreviveram no interior das escolas, ocorrendo a regulamentação dos jogos e tornando-os próximos ao que chamamos atualmente de esporte moderno. O esporte moderno surgiu na Europa no século XVIII e expandiu-se para o resto do mundo, sendo fundamentado no século XIX nas escolas da Inglaterra.

Fonte: Artigo de Bruno Botti Esteves, “A trajetória do esporte moderno: dos primórdios ao fenômeno social”, publicado na revista digital EFDeportes.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.