quarta-feira, 19 janeiro, 2022
Início Notícias Destaques Adolescentes do Centro Socioeducativo de Barra do Garças fazem curso de marcenaria

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Barra do Garças fazem curso de marcenaria

BARRA DO GARÇAS – Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Barra do Garças (519 km de Cuiabá) tiveram  a oportunidade de aprender o ofício de marceneiro para, posteriormente, montar o seu próprio negócio. Dois menores receberam o certificado de conclusão do curso, nesta terça-feira (11.01), e a partir de agora vão auxiliar o instrutor do curso a repassar o conhecimento para outros internos.

Tábua de Carne produzida pelos socioeducandos – Foto por: Case Barra do Garças

O curso foi desenvolvido pelo gerente do Case, Jean Felipe de Souza Mesquita, que compartilhou sua experiência de marceneiro ensinada pelo pai. Os adolescentes passaram quatro meses aprendendo a trabalhar com todas as ferramentas de marcenaria, entre elas, tupia, a serra tico-tico, lixadeira, além de aprender cálculos de ângulos.

Para as aulas, foi montada uma marcenaria dentro da própria unidade. As aulas foram realizadas duas vezes por semana e durante as oficinas, os internos produziram diversos itens de madeira maciça, como tábua de cortar carne, mesas, estantes, painéis e objetos de decoração, que foram vendidos aos familiares que visitam o Centro de Atendimento.

Agora, os primeiros adolescentes formados vão auxiliar o instrutor do curso a ensinar o ofício aos outros adolescentes da unidade. “O curso será levado para outras turmas e a intenção é oferecer esta oportunidade para todos os adolescentes que passarem pela unidade, para que eles possam aprender mais ensinando”.

O gerente disse que o curso proporcionou aos internos um conhecimento completo para que eles também possam ter a oportunidade de administrar seu próprio negócio. “Os adolescentes foram para sala de aula e aprenderam como funciona o mercado de marcenaria e a relação de despesa e renda baseada em cálculos, para que eles possam obter lucro nos serviços prestados”.

A proposta é levar aos adolescentes em conflito com a lei a habilidade de produzir diversos itens de madeira e proporcionar uma nova forma de obter trabalho e renda, após eles deixarem a unidade. “Com todo esse conhecimento que compartilhamos, eles realmente estão preparados para montar seu negócio e obter sucesso no mercado”.

Workshop de Churrasqueiro

No mês passado, oito adolescentes do Case de Barra do Garças participaram do curso de churrasqueiro realizado na própria unidade. Foram 3 horas de workshop, nas quais os menores aprenderam sobre temperos, tipos de corte, técnicas de acendimento e nível de fogo, além dos diferentes pontos do churrasco, bem passado, mal passado, entre outras técnicas.

Ao fim do curso, os socioeducandos receberam um certificado, pois a intenção foi levar aos adolescentes a oportunidade de aprender o ofício de churrasqueiro para que eles possam trabalhar em um restaurante ou churrascaria após deixarem a unidade. Durante as aulas, os menores não tiveram acesso aos objetos de corte.

Por Willian Silva | Sesp-MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.