CANARANA – Na manhã desta terça-feira (3), uma aeronave que havia decolado de Querência (MT) apresentou problemas no trem de pouso enquanto sobrevoava Canarana, o que levou à imediata mobilização do Plano de Emergência Aeroportuário (PLEM) do município.
Segundo o secretário de Administração, Enísio Melato, que já atuou no aeroporto municipal e conhece de perto sua estrutura, todo o aparato disponível foi acionado para garantir a segurança: caminhões-pipa, duas ambulâncias, médicos, enfermeiros e equipes de apoio.
“A estrutura que temos foi colocada à disposição. O aparato estava pronto para receber a aeronave e dar total suporte aos passageiros”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda que o tempo de resposta ficou dentro das exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que prevê no máximo cinco minutos para este tipo de ocorrência.
Conforme relato de Melato, o problema estaria na tampa do trem de pouso esquerdo, que teria travado parcialmente, impedindo o acionamento completo. Apesar de todos os procedimentos padrões realizados, a falha não foi corrigida em voo.
Diante da situação, o comandante optou por não detalhar sua decisão à equipe de solo em Canarana e seguiu viagem até Santo Antônio do Leverger (MT), onde buscaria melhores condições para efetuar um pouso seguro.
— “Todo o comando da aeronave é do piloto. Ele tinha autonomia e escolheu seguir para Santo Antônio do Leverger. Nossa parte foi garantir que, se ele optasse por pousar aqui, teria total apoio”, concluiu Melato.
O episódio reforça a importância do PLEM em Canarana, que se mantém atualizado e preparado para garantir segurança em situações de emergência.
Por OPioneiro.