sábado, 25 maio, 2024
Início Notícias Destaques Ala UTI do Hospital Regional de Água Boa já salvou quase 300...

Ala UTI do Hospital Regional de Água Boa já salvou quase 300 vidas do Covid-19

ÁGUA BOA – O governador Mauro Mendes anunciou na quarta-feira (10) um pacote de ações de enfrentamento ao Covid-19 em Mato Grosso, que inclui a abertura de 160 novas UTIs próprias e em parceria com municípios, 500 novos leitos clínicos, 150 leitos home care de retaguarda, 500 mil testes rápidos, entre outras medidas.

Ala UTI que trata pacientes com Covid-19 no Hospital Regional de Água Boa; Foto – OP.

A região do Vale do Araguaia receberá 30 das 160 novas UTIs, sendo 10 em Água Boa, 10 em Querência e 10 em Confresa. A reportagem do OPioneiro esteve no Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, onde já estão instalados 10 leitos de UTI, para saber da importância desse tipo de medida durante a pandemia, o que tem salvado muitas vidas. Na oportunidade entrevistamos o prefeito – Dr. Mariano Kolankiewicz, e Rafael Salamoni – administrador do Hospital Regional, que atende o consórcio de 11 municípios do Médio Araguaia.

Rafael Salamoni – administrador do Hospital Regional, e o prefeito de Água Boa – Dr. Mariano Kolankiewic; Foto – OP.

LEIA MAIS – Veja em quais municípios estarão os 160 leitos de UTI anunciados pelo Governo

LEIA MAIS – Governador anuncia 160 novas UTIs, 500 leitos clínicos e 500 mil testes; veja todas as ações

Os 10 primeiros leitos de UTI e os 20 leitos de retaguarda entraram em funcionamento no mês de setembro de 2020. A construção da estrutura física teve o apoio da comunidade de Água Boa, como produtores rurais e empresários. Já os equipamentos, profissionais e o funcionamento é bancado pelo Governo de Mato Grosso.

Nesses seis meses, conforme Rafael Salamoni, 91 pacientes deram entrada na UTI, sendo que 40 foram curados (43,95%). Outras 09 ainda continuam internados, 05 foram transferidos e 37 pacientes vieram a óbito. Nos leitos de retaguarda, foram internados 396 pacientes, sendo que 249 se recuperaram (62,87%), 13 continuam internados, 116 foram transferidos e 16 vieram a óbito. No total, já se recuperaram do Covid-19, após tratamento na ala UTI do Regional, quase 300 pacientes (289 pessoas).

Hospital Regional de Água Boa; Foto – ABNews.

“Se não tivéssemos os leitos de UTI no Regional de Água Boa, com certeza muitas vidas teriam sido perdidas, devido à falta de vagas nas capitais e cidades maiores. Com certeza esses leitos já salvaram muitas vidas”, disse Mariano, que também é médico.

O prefeito explicou que o Hospital Regional possui estrutura física para dobrar os leitos, o que foi anunciado nessa semana pelo governador Mauro Mendes. “Temos estrutura física, também temos profissionais. O desafio nesse momento está sendo a aquisição dos equipamentos, como respiradores e monitores”, falou.

Tão logo sejam adquiridos os equipamentos, já será possível colocar mais 10 leitos em funcionamento, o que será essencial para salvar mais vidas, visto que o Regional de Água Boa está com as UTIs existentes lotadas.

Após o fim da pandemia, algo que toda a sociedade almeja desesperadamente, a expectativa é que os leitos de UTI permaneçam em funcionamento para atender a população da região que necessita de outras especialidades. “Pacientes com derrame, com arritmia, que necessitam fazer cirurgias mais complexas. É uma necessidade que os leitos continuem”, disse o prefeito.

Para Mariano, o governo de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta, tem dado atenção à saúde nesse tempo de pandemia. “O governador Mauro Mendes tem sido um grande parceiro de Água Boa, do Hospital Regional, tem mantido os repasses sempre em dia e tem dado o apoio para que possamos agora, dobrar os leitos de UTI”, completou.

Querência

Prédio que abrigará os leitos de UTI em Querência; Foto – OP.

Em Querência, a estrutura física também foi construída numa parceria com a sociedade, como produtores rurais e empresários. Conforme o prefeito Fernando Gorgen, o Governo do Estado entrará com os equipamentos, profissionais e os custos de funcionamento. No momento, está em fase de licitação para contratação de profissionais e compra de equipamentos, para imediato funcionamento dos 10 leitos de UTI no município.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.