sexta-feira, 11 outubro, 2024
35 C
Canarana
Início Notícias Destaques Álcool e direção: MT é o estado com mais mortes no trânsito...

Álcool e direção: MT é o estado com mais mortes no trânsito do país

Mato Grosso foi o estado que apresentou o maior índice de mortes no trânsito do Brasil causadas pela ingestão de álcool na direção de veículos. O estudo foi feito pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) baseado em acidentes registrados em 2022.

O levantamento apontou que o estado apresentou taxa de mortalidade de 10,6 por 100 mil habitantes, ficando atrás somente de Tocantins, com 10,3 óbitos a cada 100 mil habitantes.

Reprodução

Levando em consideração o gênero, os homens são a maioria entre os mortos, com 337 óbitos. Já entre as mulheres, foram 44 mortes registradas.

A doutora em sociologia e coordenadora do CISA, Mariana Thibes, explicou que essa diferença de gênero é histórica e associada a construção da masculinidade no Brasil.

“Muitos homens acreditam que consumir bebida alcoólica não vai afetar a capacidade deles de conduzir um veículo, inclusive alguns até associam isso a força. Existe essa crença por trás desse comportamento, que é um grande mito. A ciência mostra que qualquer dose de álcool já é capaz de afetar os reflexos do condutor”, disse.

Segundo Marina, esse era um hábito prevalente entre homens de uma faixa etária mais jovem, entre os 18 a 34 anos. No entanto, os dados mais recentes apontaram que houve uma mudança e esse comportamento passou a ser mais comum entre os homens de 35 a 54 anos.

Lei Seca

O Brasil tem uma das legislações mais rigorosas do mundo sobre consumo de álcool e direção de veículos automotores. Dirigir sob efeito de álcool em qualquer quantidade é considerado crime no país.

A Lei nº 11.705, de 19 de junho de 2008, conhecida como Lei Seca, foi aperfeiçoada ao longo dos anos. Ela estabelece tolerância zero para a presença de álcool no sangue de condutores e punições que vão de multas à prisão, como em casos de acidentes que resultem em homicídio culposo ou lesão corporal.

Por G1 MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.