domingo, 14 agosto, 2022
Início Notícias Destaques Alunos da APAE de Canarana se classificam para edição nacional das Olimpíadas...

Alunos da APAE de Canarana se classificam para edição nacional das Olimpíadas Especiais das Apaes

CANARANA – Pode-se dizer que as Apaes (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) são lugares preenchidos por pessoas especiais. Mas não porque lá se encontram pessoas com necessidades especiais, e sim, porque lá estão pessoas com um olhar especial para a vida, que se superam diariamente, que tem vontade de viver e que, também, apesar de suas necessidades, mostram para todos que tudo é possível se tiver dedicação, perseverança e carinho.

A Apae de Canarana – MT é um exemplo de um desses lugares onde o apoio e a dedicação são capazes de gerar resultados que transformam a vida de pessoas para melhor. Essas transformações nem sempre são extraordinárias, mas podem ser pequenos obstáculos ultrapassados diariamente que devem e são, sempre comemorados pelos próprios alunos e profissionais de educação que estão na associação.

Só que quando a transformação é, de fato, extraordinária, há de se comemorar muito e contar pra todo mundo. Como é o caso dos nove alunos da Apae do município que foram competir na etapa estadual das Olimpíadas da Apae, em Peixoto de Azevedo – MT, e se superaram, sendo que quatro deles alcançaram o pódio. Dois destes, inclusive, em primeiro lugar, garantindo uma vaga para a etapa nacional das Olimpíadas, que ocorrerão nos dias 04 a 10 de dezembro em Aracaju – SE.

Nilson Donizete Deungaro, de 57 anos, ficou em 1º lugar na categoria 20 metros, do arremesso de pelota. ErykyLima da Silva, de 19 anos, em 1º lugar na categoria 10 metros, também no arremesso de pelota. A diretora pedagógica da Apae Canarana, Vanderléia Guerra Blanco, em entrevista ao OPioneiro, falou um pouco da emoção dos atletas quando souberam da classificação: “Quando eles souberam que se classificaram para a etapa nacional, eles ficaram bem otimistas. Já está sendo uma vitória, tanto para eles, quanto para nós. Isso é uma motivação muito grande para o nosso trabalho.”

Vanderleia explica que os atletas fizeram uma boa preparação três meses antes da competição e agora, com a classificação, a preparação se intensifica. “Eles estão sendo acompanhados por um treinador três vezes por semana, entre campo e academia, pra estar melhorando o condicionamento físico deles e melhor adequação às modalidades. A ideia é de que, não só eles, mas outros também possam participar de competições futuramente.”

Os outros dois vencedores na etapa estadual foram Paulo Ricardo Pereira de Souza, de 15 anos, 2º lugar no arremesso de dardo e Maurivan Marques dos Santos, de 38 anos, 2º lugar na capoeira. A Apae de Canarana conta com 116 alunos, sendo 48 que frequentam a instituição diariamente e os demais, sendo acompanhados em escolas do município, através do atendimento educacional especializado. Os classificados para a etapa nacional,  Nilson Donizete Deungaro, possui Hipóxia neonatal com comprometimento cognitivo, e ErykyLima da Silva, possui transtorno do espectro autista.

A associação, cujo prédio está em plena reforma e ampliação, conta com o apoio de várias pessoas físicas e jurídicas. “Quero agradecer os produtores rurais, que custearam a viagem dos atletas pra Peixoto de Azevedo – MT, na etapa Estadual, com todas as despesas que a gente teve durante esse período da competição. Também não posso deixar de agradecer todos os profissionais da associação pelo seu trabalho diário, as pessoas que nos ajudam e a Prefeitura de Canarana, que sempre está colaborando com gente com o apoio que precisamos”, finaliza Vanderleia.

A etapa nacional das Olimpíadas das Apaes reunirá 1600 atletas de todo o Brasil e é composta por modalidades, sendo coletivas (basquete, handebol, futsal e futebol society), e individuais (atletismo, natação, ginásticas rítmica e olímpica, tênis de mesa, capoeira e bocha). O evento tem o objetivo de promover ainda mais inclusão e representatividade entre os atletas com deficiência. Criada em 1973, a Olimpíada das Apaes acontece a cada três anos. 

Por Lavousier Machry, para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.