O mutirão eleitoral chega nesta sexta-feira (24) na aldeia Lagoa Azul no Parque Indígena do Xingu, em Canarana, a 838 km de Cuiabá. O atendimento acontece das 8h às 17h e busca oferecer diversos serviços eleitorais para as comunidades indígenas e, também, do entorno na região.
O cartório da 31ª Zona Eleitoral estima atender entre 40 e 60 pessoas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MT).

O mutirão também visa atingir a meta de 98% de cobertura biométrica no estado em 2025, conforme a campanha Biometria 100%. Atualmente, apenas Araguainha, localizada a 471 km de Cuiabá, é o único município do Brasil com 100% dos eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral com biometria regularizada.
Uma série de serviços fundamentais ao exercício da cidadania serão ofertados:
- coleta biométrica;
- alistamento eleitoral (primeiro título);
- revisão de dados cadastrais;
- transferência;
- segunda via;
- emissão de guias para quitação de multas;
- regularização.
A 31ª Zona Eleitoral conta com 24.617 aptos a votar, em que 22.876 (92,93%) realizaram o cadastro e 1.741 (7,07%) não prestaram o serviço.
Com mais de 17 mil eleitores, o município de Canarana ocupa a 51ª posição no ranking de cobertura biométrica no estado. Deste total, 95,08% já possuem o cadastro biométrico, correspondendo a 16.229 eleitores, enquanto 4,92% ainda não realizaram a coleta, o que equivale a 839 pessoas.
Cadastro biométrico
Quatro servidores do Cartório Eleitoral dispõem de toda a estrutura necessária para promover o atendimento às comunidades, segundo o TRE-MT.
A coleta biométrica vai além das impressões digitais, realizando também o cadastro de outros dados pessoais e a foto do eleitor ou da eleitora.
Para isso, cada servidor tem à disposição um kit biométrico, que contém computador portátil, câmera digital, scanner para coletar a biometria, pad para assinatura digital e case para ambientação e transporte do equipamento.
Por g1 MT.
