quarta-feira, 8 janeiro, 2025
InícioNotíciasAgronegócioCom início na próxima quarta-feira (15/01), Dinetec 2025 abre calendário de feiras...

Com início na próxima quarta-feira (15/01), Dinetec 2025 abre calendário de feiras do agronegócio

Falta apenas uma semana para a 11ª edição do Dia de Negócios e Tecnologias – Dinetec. A feira, que abre o calendário de eventos do agronegócio, acontece entre 15 a 17 de janeiro em Canarana/MT. Com mais de 400 marcas confirmadas, entrada gratuita e visitação das 7h às 18h, o evento promete apresentar novas tecnologias, além de conectar e incorporar dinâmicas para todos os participantes, de produtores a consumidores. 

O Dinetec é realizado desde 2015 pela Meta Consultoria Agrícola, com apoio do Sindicato Rural de Canarana e da Prefeitura. Com o objetivo de transmitir a mensagem “Do campo à sua casa, agro é a força do Brasil”, esta edição busca promover não apenas novos negócios e networking, mas incluir atrações para toda a família e destacar a importância do agro para a segurança alimentar.

Repleto de demonstrações e debates sobre sustentabilidade e novas técnicas de produção, o Dinetec 2025 se prepara para superar as expectativas e gerar negócios ainda mais expressivos do que a edição anterior. “Hoje, o Dinetec vai além de uma feira de exposição, é um catalisador de transformação, conectando tecnologia, conhecimento e a força do produtor rural”, afirma Rodrigo Piccinini, sócio-fundador da Meta Consultoria Agrícola e Diretor do GrupoAGS.

Foto: OPioneiro

Entre as inovações tecnológicas, a feira destaca o retorno do robô Armadillo – lançado pela Meta no ano passado e desenvolvido para realizar coletas autônomas de amostras de solo – e a exposição de um “cachorro robô”, que promete melhorar o monitoramento de propriedades, aumentar a segurança e apoio logístico no campo. Segundo Rodrigo, a ideia veio da sua recente participação na maior feira de importações da China. 

Juntos, esses dois dispositivos simbolizam o futuro da agricultura de precisão e da sustentabilidade. “Este ano teremos demonstrações de como essas tecnologias podem trabalhar integradas. Essa combinação não apenas facilita a tomada de decisões, mas também reforça o papel da tecnologia na sustentabilidade e eficiência agrícola”, destaca Piccinini.

“Ver de perto como a China está aplicando inovações no agro me inspirou a trazer soluções como o ‘cachorro robô’, que é ainda raro no Brasil, mas que em breve deve se tornar rotineiro. Além dessas demonstrações, estamos apresentando outras tendências, como drones de última geração para pulverização e monitoramento, ferramentas digitais para análise de dados no campo e tecnologias sustentáveis”, complementa Rodrigo.

A sustentabilidade também estará em pauta, com a criação do Dinetec Sustentável, um espaço que trará debates sobre práticas agrícolas responsáveis, ESG (ambiental, social e governança) e manejo sustentável. Os visitantes terão a oportunidade de experimentar um simulador de asa delta com realidade virtual, uma atração inovadora que promete aproximar o público dos desafios do setor rural.

Outra novidade deste ano é o Dinetec Kids, uma área voltada para crianças, com atividades educativas e interativas, além de uma brinquedoteca. O objetivo é inspirar e engajar a próxima geração sobre a importância do agronegócio, sobre como os alimentos são produzidos e o caminho que percorrem até chegar à mesa dos consumidores. “Queremos despertar nas crianças o interesse pelo campo, mostrando a importância da produção responsável e como o agro está conectado ao dia a dia delas. Esse contato inicial é fundamental para formar as futuras gerações que vão liderar o setor”, afirma Diego Sichocki, sócio-fundador da Meta Consultoria Agrícola.

Além disso, o Dinetec 2025 buscará fortalecer toda a cadeia produtiva, com dinâmicas e treinamentos práticos para operadores de máquinas e trabalhadores rurais. As tecnologias mais avançadas, como drones e máquinas automatizadas, serão apresentadas em cenários reais, o que ajudará a melhorar a qualificação dos profissionais do setor e abrirá portas para novas oportunidades. “A ideia é que cada participante enxergue seu papel no ecossistema do agro e como pode colaborar para aumentar a eficiência e sustentabilidade do setor”, comenta Rodrigo.

Em 2024, o evento atraiu mais de 17,6 mil visitantes, sendo 4,1 mil produtores, e gerou R$ 1,8 bilhão em vendas prospectadas. Para 2025, as expectativas são ainda mais otimistas. “O Dinetec tem mostrado um crescimento impressionante ao longo dos anos. Esse aumento reflete a confiança que as empresas depositam na feira como um espaço estratégico para apresentar suas soluções, conectar-se ao mercado e fechar negócios, reforçando nosso papel como plataforma de inovação e desenvolvimento para toda a cadeia produtiva”, destaca Sichocki.

“Nas edições anteriores, conseguimos alcançar um impacto econômico significativo, e este ano a expectativa é superar a marca de R$ 3 bilhões em negócios gerados. Além disso, com as novidades como o Dinetec Sustentável e o espaço Kids, estamos fortalecendo ainda mais a conexão com diferentes públicos, ampliando nosso alcance e relevância. A feira é onde o presente e o futuro do agro se encontram, e estamos prontos para repetir e até superar os sucessos dos anos anteriores”, acrescenta Diego.

Com uma programação rica em dinâmicas, troca de conhecimento, rodadas de negócios e exposições de tecnologias de ponta, o Dinetec 2025 se prepara para mais uma edição histórica, conectando o presente e o futuro do agro. Os participantes poderão conferir estandes plantados com experimentos de diversas variedades, como da cultura da soja, milho, algodão, gergelim, feijão, girassol e amendoim. Ao longo dos três dias, terão a oportunidade de estabelecer conexões, além de negociar a compra de máquinas e implementos, insumos e serviços.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.