quarta-feira, 7 junho, 2023
Início Futilidade do Dia Como o bumerangue volta para o mesmo lugar? - Futilidade do Dia

Como o bumerangue volta para o mesmo lugar? – Futilidade do Dia

    Na verdade, o bumerangue tradicional, ou seja, aquele utilizado para fins esportivos e de diversão, possui sua origem diretamente ligada a um erro de cálculo. Isso porque, curiosamente, ao tentarem esculpir a arma de caça, fizeram algo sem muita utilidade para o contexto da época.

    Basicamente, a versão clássica do bumerangue é feita em madeira leve, e possui duas asas ligadas por um mesmo ponto.
    Bumerangue; Fonte Wikipédia.

    LEIA MAIS – Você sabe a diferença da carne Angus e Brangus?

    É claro que uma peça como esta depende de alguns conceitos físicos para que, de fato, funcione. Isto é, a volta do bumerangue exatamente para o seu ponto de partida, só é possível através dos conceitos de sustentação, velocidade relativa e precessão giroscópica.

    Basicamente, sua versão clássica é feita em madeira leve, e possui duas asas ligadas por um mesmo ponto. Por isso, quando lançado corretamente – isto é, segurando-o verticalmente com uma asa para cima -, a sustentação acontece. Isso porque a asas giram em torno do seu ponto central, se estabilizando no voo.

    Em seguida, o ar passa mais rápido pela parte elevada do bumerangue, gerando mais sustentação na parte inferior. Assim, essas forças em intensidades diferentes, somadas à velocidade a qual é lançado; geram o chamado torque. Isto, por sua vez, é a possibilidade de girar e torcer.

    Por fim, ocorre a precessão giroscópica. Ou seja, a inversão da direção do bumerangue, devido aos fatores anteriores. Dessa forma, ele completa o seu trajeto, voltando para seu lançador.

    Para ler a matéria completa clique aqui.

    Fonte – R7 com Redação OP.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.