terça-feira, 24 março, 2026
InícioNotíciasDestaquesCONCESSÃO DA BR-163 Ministros do TCU elogiam solução dada por Mauro Mendes:...

CONCESSÃO DA BR-163 Ministros do TCU elogiam solução dada por Mauro Mendes: “Case extraordinário”

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) elogiaram a solução dada pelo governador Mauro Mendes (UB), em parceira com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para o problema que se arrasta há anos na BR-163 e que tem deixado não só um gargalo na logística, mas ceifado a vida de centenas de mato-grossenses em acidentes.

A solução foi aprovada pela Corte na tarde desta quarta-feira (28.09). O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que vem sendo articulado há mais de 10 meses pelo gestor, prevê que a empresa do Governo de Mato Grosso, MT PAR, vai assumir a concessão dos 822,8 km da BR-163, para que possa retomar os investimentos já no próximo ano. O investimento em recurso próprio será na ordem de R$ 1,2 bilhão. A proposta do Governo ainda precisa da aprovação colegiada da ANTT.
Pelo modelo até então em vigor, com relicitação, a previsão é que as obras só iniciariam daqui a cinco anos.

Foto: Reprodução

“Estamos falando de uma concessão de uma empresa privada para uma empresa pública. Está plenamente atendido o interesse público e não há óbices para assinar o TAC. É uma solução vantajosa, pois permite a retomada imediata das obras. Poucas vezes assisti neste tribunal um governador defender com tanta determinação uma solução para um problema dramático como esse. E será uma solução transformadora para o Estado de Mato Grosso”, afirmou o ministro Bruno Dantas, relator do caso.

O presidente da Corte, ministro Herman Benjamin, destacou que a proposta inovadora articulada pelo governador é um “case extraordinário”.

“Gostaria que o nosso ministro da Economia, Paulo Guedes estivesse presente. Nem sempre o mercado é capaz de lidar com situações inusitadas e em casos como esses o Poder Público pode intervir e encontrar soluções que atendam melhor ao interesse público. Foi uma análise detalhada e adequada no caso concreto. Tenho que parabenizar o governador Mauro Mendes”, disse.

Para o ministro Augusto Nardes, a proposta é inovadora e os seus desdobramentos estão acima das lacunas ainda existentes na legislação e, por isso, é uma solução que deve ser apoiada e incentivada.

“Conheço Mato Grosso, conheço a BR-163. Quando vou a Mato Grosso, nem parece que estamos no Brasil. É um estado pujante, o maior produtor do país, e precisa de iniciativas como essa para seguir nesse ritmo. O governador Mauro Mendes poderá deixar um legado para os próximos governadores com essa decisão, que é a mais adequada para o caso”, pontuou.

Mais além, o ministro Aroldo Cedraz ressaltou que essa é uma proposta que pode ser usada de exemplo até fora do país.

“Lá na Bahia, de onde eu vim, temos problema semelhante na BR-324. O governador Mauro Mendes poderia assumir a rodovia lá também. Governador, quem sabe esse modelo pode ser testado fora do Brasil. É um passo que tem riscos, mas não posso deixar de entender que os ganhos socioeconômicos são mais importantes que as questões jurídicas. O Estado de Mato Grosso pode escoar muito mais se tiver melhor infraestrutura e por isso estou otimista com esta proposta”, votou.

Também votaram de forma favorável ao acordo, em decisão unânime, os ministros Marcos Bemquerer, Weder de Oliveira e Augusto Sherman.

Por Redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.