quinta-feira, 25 abril, 2024
30.8 C
Canarana
Início Notícias Destaques Deputado Rezende articula e ALMT arquiva Projeto que cria Conselho LGBT

Deputado Rezende articula e ALMT arquiva Projeto que cria Conselho LGBT

CUIABÁ – Com grande repercussão nos últimos dias, o Projeto de Lei nº 154/2021, enviado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa, criando o Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, foi arquivado. O deputado estadual Sebastião Rezende foi o grande articulador pelo arquivamento.

Deputado estadual Sebastião Rezende; Imagem – Divulgação

“Tenho clareza que a criação deste conselho trás privilégio para um grupo, e traz prejuízo para a coletividade como todo. Esse movimento LGBT, não é um movimento de minoria, ou fragilizados. Temos grupos fragilizados sim, que são as crianças, idosos que precisam de amparo do poder publico. Este conselho privilegia ativistas”, disse o deputado.

A criação do Conselho da Diversidade é pauta antiga no Legislativo. Em 2015, por meio de decreto, o então governador Pedro Taques (Solidariedade) criou um conselho para tratar sobre os temas ligados ao combate à descriminação e violência contra a população LGBTQIA+.

LEIA MAIS – Deputado Sebastião Rezende destaca que mais hospitais filantrópicos terão recursos do FEEF

Na época, no entanto, pressão de conservadores e religiosos capitaneados pelo deputado Sebastião Rezende, fez com que a Assembleia Legislativa anulasse o decreto estadual. A justificativa dos deputados é que o conselho, por ser vinculado a uma secretaria estadual que foi criada por lei, deveria também ter sido votado e aprovado pelos deputados estaduais. Agora, pela segunda vez, o deputado Rezende consegue arquivar novamente o projeto.

Falando à nossa reportagem, Sebastião Rezende ressalta: ”Agradeço ao líder do Governo, deputado Dilmar Dal Bosco, por atender nosso pedido e, enquanto presidente em Exercício da AL/MT, determinar o arquivamento do referido Projeto de Lei“.

Alguns pastores e lideres religiosos se manifestaram através de redes sociais e grupos de WhatsApp contra este conselho. A COMADEMAT, Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus do Estado de Mato Grosso, através do seu presidente, Pr. João Agripino de França, manifestou apoio:

“A Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Mato Grosso – COMADEMAT, através do seu Presidente Pr. João Agripino de França, vem se manifestar sobre o que segue: A Igreja Assembleia de Deus de Mato Grosso reitera o seu compromisso inegociável com a autoridade das Escrituras Sagradas como única regra infalível de fé e prática para a Igreja e este é o manual de Deus para toda humanidade, e seus escritos visam à felicidade humana e o bem-estar espiritual e social de todos os seres humanos. Em face ao exposto, manifestamos o nosso irrestrito e pleno apoio ao posicionamento do Deputado Eng.º Sebastião Rezende no sentido de requerer o arquivamento do PL 862/2021, originado da Mensagem do Executivo nº 154/2021 encaminhada à Assembleia Legislativa que versa sobre “Criação do Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais”, de forma a evitar a divisão social, o privilégio de grupos específicos e o desrespeito à igualdade de todos perante a lei, princípio garantido no Art.5º da Constituição Cidadã de 1988.”

Da Redação com informações de Mídia Cuiabá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.