terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioNotíciasDestaquesEm Canarana, venezuelano inicia delivery de hot-dog gourmet

Em Canarana, venezuelano inicia delivery de hot-dog gourmet

CANARANA – Em tempo de pandemia, a inovação está sendo a palavra chave para a sobrevivência de muitos empreendedores. Em Canarana – MT, o venezuelano Kenny Guel, de 25 anos, está apostando no mercado gourmet e se profissionalizou na fabricação de hot-dog de forma artesanal, com temperos e sabores diferenciados.

Guel é natural da Isla de Margarida, no mar das Caraíbas, pertencente à Venezuela e, em 2016, quando a crise econômica começou a se instaurar no país, ele, a convite de um familiar que já morava em Canarana, veio conhecer a região em busca de melhores oportunidades. Na sua terra, ele era ajudante em um restaurante e fazia um curso de culinária.

kenny guel 2
Kenny Guel hoje entrega mais de 40 unidades do lanche por dia. Os pedidos são feitos por Whats-app ou Instagram. Foto: Igor Augusto.

No Brasil, Keeny trabalhou em algumas empresas, inclusive em ramos não ligados a sua especialidade, como a construção civil. Ele garante que a barreira linguística sempre foi um desafio. Embora o maior desafio, garante ele, é ficar longe de sua filha, de cinco anos, que ficou com a mãe na Venezuela.

“É muito difícil ficar longe dela. Eu ligo, mas não é a mesma coisa! A vezes hoje, quando estou comendo, um prato de arroz com feijão e carne, eu fico pensando se ela está comendo, como que tá a saúde dela”, diz Guel, se referindo a situação econômica venezuelana que causa insegurança quanto ao bem estar de sua família que ficou no país. Todos os meses ele junta dinheiro para enviar para a filha. Mesmo que pouco, ele diz que, pelo atual câmbio (1,00 bolívar venezuelano é cotado à 0,000019 reais), consegue ajudar bem a família que ficou.

Desde sua chegada à cidade, Kenny passou a atender como cozinheiro em festas e confraternizações, ajustando a culinária brasileira aos temperos venezuelanos. Acredita que obteve sucesso nos trabalhos que já teve, inclusive salientando que “fiz um churrasco temperado que fez muito sucesso”.

 

Kenny diz que com o início da pandemia pelo novo coronavírus e a ascensão do delivery, percebeu uma oportunidade em produzir um produto, sem necessariamente ter um local físico para atendimento. “Eu fiz um teste um dia e dei alguns hot-dogs pros meus amigos experimentarem. No segundo dia já tinha pedidos para venda”. Hoje ele vende e entrega em torno de 40 cachorros quentes por dia.

“Temos vários tipos de hot-dog no cardápio. A diferença, eu acho, é que eu incremento com molhos, carnes, bacon, molhos brancos e saladas trabalhadas. O que mais procuram é o de carne”, diz ele, que já tem a própria marca “Tempero Grill” e também vende frangos e peixes desossados recheados sob encomenda.

“Eu passei já algumas dificuldades aqui. Nunca vou esquecer que já fiquei só com R$ 2,00 no bolso. Mas eu vejo um futuro aqui. Eu sonho em ter um restaurante, pra que muita gente conheça um pouco da minha comida e da minha cultura”, diz o cozinheiro, finalizando dizendo: “eu quero sempre uma crítica. Quero melhorar e sempre gosto de aprender para melhorar”.

Para contato, Kenny deixa o whats-app 66-99937-4752 ou Instagran da TemperoGrill.

Por OPIoneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.