terça-feira, 27 julho, 2021
Início Notícias Destaques Em plena pandemia, triplica o número de unidades com Energia Solar em...

Em plena pandemia, triplica o número de unidades com Energia Solar em Canarana

CANARANA – Dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) apontam que até o dia 13 de julho de 2021, Canarana-MT contava com 393 Unidades Consumidoras que estão gerando energia através de placas fotovoltaicas. Desde o inicio da pandemia, 267 novas unidades implementaram a geração, representando um aumento de 311% em relação ao final de 2019 (126 UCs na pré-pandemia).

Foto por: Extensionista | Empaer

Canarana é o município do Médio Araguaia com o maior número de UCs gerando energia por meio da luz solar. Contudo, o crescimento no número de Unidades Consumidoras também pode ser observado nos municípios vizinhos, como Água Boa – MT, que apresentou um aumento de 275% nos últimos 18 meses (de 86 para 237 UCs), e em Querência – MT, que teve um aumento de 293% no mesmo período (de 66 para 194 UCs).

Em Gaúcha do Norte – MT, que até 2019 não apresentava um número significativo de UCs geradoras, o implemento da geração de energia começou a se intensificar no último ano e hoje já possui 42 UCs geradoras. Dois terços, em residências. Aliás, em Canarana, do todas de Unidades gerando energia, 231 são residenciais, 54 são propriedades rurais, 79 são comércios, 27 são áreas industriais e uma do setor público (Câmara de Vereadores). Ao todo, o município possui uma potência instalada de 5.618,14 KW.

O aumento expressivo no número de Unidades está intrinsicamente ligado à facilidade de acesso à linhas de crédito específicas para a instalação de placas solares, a baixa nos juros, que têm sido o caminho para quem não possui economias suficientes para adquirir o equipamento. Além, é claro, da evidente economia com a geração própria, mesmo com uma incidência de imposto. Na Sicredi Araxingu, por exemplo, o financiamento para financiamento de energia solar, possui taxa a partir de 0,50 % + CDI, com prazo de até 72 meses (onde é possível negociar ainda o crédito com carência de até 06 meses).

Placa Solar

Desde o inicio da pandemia, inclusive, a agência da Sicredi de Canarana já realizou 179 operações de crédito para energia solar e emprestou mais de R$13,7 milhões de reais aos associados pra investir na geração própria de energia. Considerando o número de novas UCs geradoras no período em Canarana, e que cada operação de crédito representa uma UC, a Sicredi Araxingu viabilizou a implantação de 67% das novas estações geradoras de energia em Canarana no período.

A Gerente da Agência, Maria Helena Avrella, acredita que cada vez mais as pessoas estão buscando as linhas de crédito, porque o produto se vende por sí só. “O consumidor pode trocar sua fatura de energia mensal por parcelas de seu próprio sistema de energia solar. Além da viabilidade econômica, o consumidor estará contribuindo também com a produção de energia limpa. Além, é claro, da durabilidade, de 20/25 anos das placas solares”.

A Sicredi Araxingu é uma cooperativa de crédito e buscou recursos para viabilizar o financiamento de energia solar a todos os associados atendidos por ela. “Sentimos que a cooperativa tornou-se uma referência tanto para consumidores como para as empresas que atuam nesse segmento. Convido, inclusive, ao público interessado, procurar nossos gerentes para conhecer detalhes desta linha de financiamento e realizar simulações que se encaixem em suas necessidades”, finaliza Avrella.

Os dados sobre as UCs de cada município podem ser consultados Aqui. Os dados são públicos.

Por Lavousier Machry, para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.