segunda-feira, 22 julho, 2024
17.2 C
Canarana
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - 10 curiosidades sobre o cérebro humano.

FUTILIDADE DO DIA – 10 curiosidades sobre o cérebro humano.

O cérebro é o órgão mais importante do ser humano. Trata-se de um órgão extremamente complexo que desempenha um papel preponderante em todas as funções do corpo. Estima-se que existam 100 bilhões de neurônios realizando 100 trilhões de sinapses, as conexões informacionais. Ficou curioso e quer saber mais sobre? Descubra 10 curiosidades sobre o cérebro humano!

1) Interpreta as dores, mas não é capaz de sentí-las

O cérebro em si é incapaz de sentir dores porque não possui terminações nervosas. Esse é o caminho percorrido pela dor: ela começa em terminações nervosas denominadas nociceptores, que estão presentes na pele, articulações e órgãos internos. Esses pontos detectam qualquer alteração no corpo e envia a informação ao cérebro por meio do sistema nervoso. O cérebro, então, processa esse dado e decide como vai reagir, ou seja, se vai gerar alguma reação ou não.

2) Possui vasos sanguíneos quilométricos

Estima-se que mais de 160.000 quilômetros de vasos sanguíneos irrigam o cérebro, a mesma distância que poderia ser percorrida em quatro voltas ao redor do planeta Terra.

3) Um supercomputador com uma supermemória

O cérebro é capaz de armazenar uma quantidade absurda de informações. Ou seja, é um super processador de memórias, que podem ser arquivadas em forma de imagens, cheiros, sons e até gostos.

4) Massa cinzenta x massa branca

Apesar de acharmos que a coloração do cérebro seja branca ou cinzenta, em uma pessoa viva o órgão tem uma cor rosada. A massa cinzenta é o nome dos neurônios responsáveis pela memória, fala e controle dos músculos. Já a massa branca atua na velocidade dos impulsos elétricos transmitidos pelas células neurais. A massa cinzenta compõe cerca de 40% do cérebro e os outros 40% são formados por massa branca.

5) Se desenvolve até os 25 anos

Cientistas afirmam, baseados em estudos de imagens, que o cérebro não está completamente maduro até que a pessoa atinja os 25 anos de idade. No entanto, os primeiros anos de vida são responsáveis pela maior parte de desenvolvimento do cérebro. Estima-se que os neurônios formam de 700 a 1.000 novas conexões a cada segundo.

6) A maior parte da massa cerebral é composta por água

Aproximadamente 75% da massa total do cérebro é composta por água. O órgão tem a mesma consistência de uma barra de manteiga e pesa cerca 1,5 kg.

7) Controla toda a nossa vida

Sabe aquela história de que usamos apenas 10% do cérebro? Não é verdade. Cientistas afirmam que usamos aproximadamente 100% da nossa capacidade cerebral.

8) O tamanho do cérebro é irrelevante

Por questões evolutivas, as mulheres têm um cérebro mais ou menos 10% menor que dos homens, mas isso não é nenhuma desvantagem, já que elas também possuem mais células nervosas.

9) Lados do cérebro não são iguais e têm diferentes funções

O cérebro é divido em duas partes: o direito e o esquerdo. O lado esquerdo é responsável pelo raciocínio lógico e o direito pelas emoções. Eles também trabalham de forma invertida, então o movimento da mão direita, por exemplo, é processado pelo lado esquerdo do cérebro.

10) Produz e gasta muita energia

Um cérebro em repouso produz muita energia. Para isso, o órgão consome cerca de 20% do oxigênio e de toda a glicose produzida no corpo.

 

Fontes: Enciclopédia sobre o desenvolvimento na primeira infância/Cuidados mil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.