quinta-feira, 23 maio, 2024
21.2 C
Canarana
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - Dia Mundial do Café

FUTILIDADE DO DIA – Dia Mundial do Café

Já dizia o ditado, o dia só começa depois do Café.

Nosso amado grão, é o queridinho na mesa dos brasileiros. De tão querido, existem 3 datas comemorativas para ele. São elas:

  • Dia Mundial do Café: 14/04 (mês Abril)
  • Dia Nacional do Café: 24/05 (mês Maio)
  • Dia Internacional do Café: 01/10 (mês Outubro)

Hoje, dia 14 de abril, comemoramos o dia Mundial do café, que é a data mais conhecida, e até mesmo, referência da internet. Esse é o dia, que as indústrias cafeeiras mundiais celebram o dia da 2ª bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água, que é o café.

Com o intuito de promover as industrias, essa data também é usada para homenagear produtores de diferentes países.

Todos os anos são mais de 400 bilhões de xícaras de café consumidas no mundo. Enquanto nosso país é o maior produtor (com 59 milhões de sacas de 60 kg e mais de 300 mil fazendas de café espalhadas por todo o país), o posto de maior comprador da bebida fica com os EUA.

Por se tratar de uma bebida tão conhecida, muitos boatos, falam que é prejudicial á saúde. Existem muitas pesquisas sobre os benefícios e maléficos do café. Alguns cientistas propõem que a bebida atua no sistema nervoso produzindo estado de alerta, auxilia o coração, diminui a chance de adquirir Mal de Alzheimer e reduziria o nível de açúcar no sangue.

Seu exagero, no entanto, provocar taquicardia, agrava lesões no  aparelho digestivo, interfere na absorção de cálcio, escurece os dentes, e provoca insônia. A cafeína também aumenta o poder de anestésicos como aspirina e paracetamol.

Você sabia que muitas cafeterias oferecem descontos no preço das xícaras de café hoje? Que tal aproveitar essa data e tomar aquele cafezinho?

 

Fonte: Grão do dia/Bem Paraná/revista Cafeicultura

Por Maria Eduarda Alves, do O Pioneiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.