segunda-feira, 22 julho, 2024
17.2 C
Canarana
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - Globofobia, o medo de balões

FUTILIDADE DO DIA – Globofobia, o medo de balões

Eles estão presentes em quase todas as comemorações, seja ela um aniversário, uma inauguração de algum lugar, uma promoção, e datas especiais. O que acaba se tornando uma tortura para as pessoas que sofrem com globofobia, o medo de balões.

A globofobia, é o medo excessivo de balões de festa, bexigas e qualquer coisa que tenha esse formato. Esse medo está mais associado ao barulho que eles provocam do que com o seu formato. O termo se origina das palavras gregas que significam “Globo” (esfera) e “phobos” que significa medo profundo ou pavor”.

Assim como acontece com qualquer fobia, os sintomas de Globofobia variam dependendo das raízes do medo. Algumas pessoas podem ser capazes de resistir a balões, enquanto eles estão esvaziados, já outras, no momento que começam a encher as bexigas o doente se sente ansioso. Em muitos casos, as pessoas têm medo de balões de ar quente, mas podem temer balões menores, balões de água, bexigas de festas etc. Essa fobia, geralmente surge devido a algum trauma da infância.

Algumas características de crianças com essa fobia são :

  • Respiração rápida ou superficial
  • Palpitações que podem ser percebidas como dores no peito
  • As crianças começam a chorar, correr ou se esconder; elas vêm com desculpas para evitar um encontro com balões. Isto significa recusar ir a festas ou feiras etc.
  • Agitação, tremores e sudorese são outros sintomas físicos.
  • Desconforto gastrointestinal, como náuseas, pode estar presente.

E diferente do que se pensa, essa e uma fobia bastante comum, e tem tratamento.  Sessões de terapia e PNL (programação neolinguística). Esses tratamentos podem ajudar a enfrentar gradualmente o problema, e com isso, ate mesmo ajudar a curar esse medo.

 

Fonte: Psicoativo.com 

Por O Pioneiro.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.