Desde muito cedo, aprendemos na escola sobre nosso planeta e o sistema solar. Aprendemos sobre suas superfícies e o que compõe seu solo, e também os seus nomes. No nosso sistema solar, temos 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Temos também, o pequeno Plutão, que é considerado um planeta anão. Mas e os seus nomes? De onde vem ?
Sabemos que a descoberta das estrelas e planetas são bem antigas, e surgiu quando sumérios, que viviam na Mesopotâmia, observaram que 5 corpos celestes, os únicos que podiam ser vistos a olho nu, se moviam diferente de outros. Acreditando ser algo divino, surgiu então, a primeira ideia do que é planeta, e foram batizados com o nome dos deuses Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
Com o passar dos anos, e com a evolução da ciência, foi possível descobrir a existência de outros planetas e estrelas, recebendo os seus respectivos nomes divinos. Mas para alguns povos, os planetas eram chamados por outros nomes, e não havia uma regulamentação geral para nomear objetos espaciais.
Foi apenas em 1919, com a criação da União Astronômica Internacional (IAU), que se passou a regulamentar nomes de objetos do Sistema Solar, o que é feito seguindo regras bastante específicas.
Mas e a Terra? Por qual motivo o nosso planeta não carrega nome de um deus ?
O que muitos não sabem é que Terra, é o nome da deusa Gaia em latim, porém não é usado. Gaia teria sido a segunda na ordem da criação, a primeira teria sido o Caos. Antes delas nada existia e tudo que se originou depois teria surgido delas. Ela seria a personificação da própria Terra (aqui se referindo ao nosso planeta em si).
Então, apesar de não ser muito popular, nosso planeta, assim como vários outros, carrega o nome de um deus, ou neste caso, uma deusa.
Fonte: Canaltech/Mistérios do espaço.