sexta-feira, 12 julho, 2024
Início Futilidade do Dia FUTILIDADE DO DIA - Trevo de quatro folhas

FUTILIDADE DO DIA – Trevo de quatro folhas

    O trevo de quatro folhas é conhecido especialmente por ser uma planta responsável por trazer a sorte a quem encontra. Além disso, é comum que cada uma das folhas seja atribuída a um sentido específico. Além da sorte, são eles a esperança, a fé e o amor.

    Virginia Green

    A origem da representação do trevo como amuleto é muito antiga, datando de milhares de anos atrás, na Mitologia Celta. Desde então, o símbolo tem sido representado em ilustrações, gravuras, estátuas, tatuagens e vários outros.

    Dentre os vários motivos pelos quais a planta foi associada à sorte, um dos principais é a raridade que ela possui.

    Raridade do trevo de quatro folhas

    A associação do tipo de trevo com a sorte está principalmente na dificuldade de encontrá-lo. Isso porque o normal para a espécie em questão é possuir apenas três folhas, sendo que o desenvolvimento de quatro trata-se de uma anomalia.

    O trevo está incluso nas plantas do gênero Trifolium, que significa exatamente três folhas, em latim. No entanto, a verdade é que o que entendemos como folhas são folíolos, que são subdivisões de uma folha. Ou seja, todos os trevos possuem – em tese – somente uma folha, dividida em três ou quatro folíolos.

    Quando há o desenvolvimento de quatro folíolos – popularmente chamados de quatro folhas -, há uma mutação genética rara na planta. É por isso, portanto, que encontrar um trevo nessa variante é tão raro.

    Por P.H Mota.

    1 COMENTÁRIO

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.