sexta-feira, 9 dezembro, 2022
Início Notícias Destaques Gefron apreende 3,8 toneladas de drogas em 2020 no MT

Gefron apreende 3,8 toneladas de drogas em 2020 no MT

Nos primeiros seis meses de 2020 o Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) apreendeu 3,8 toneladas de entorpecentes dentro e fora de Mato Grosso. Em comparação com o mesmo período de 2019, quando foram apreendidas 2,8 toneladas, o montante é 35% maior. O balanço feito pela unidade aponta também aumento no valor estimado de prejuízo ao crime em 118%. Este ano, são mais de R$ 83 milhões, enquanto no ano passado foram cerca de R$ 38 milhões.indicador de eficiência gefron mt 2020

O cálculo de prejuízo leva em conta os valores estimados de entorpecentes, veículos, materiais de contrabando e moedas apreendidos neste período. O comandante do Gefron, tenente-coronel PM Fábio Ricas, ressaltou que os resultados positivos são reflexos do entendimento da Secretaria de Estado de Segurança Púbica (Sesp-MT) quanto à importância das atividades do grupamento para segurança pública do estado. “As operações na região de fronteira têm sido uma prioridade da atual gestão, e o apoio da Secretaria nesse sentido, garantido disponibilização de recursos, é fundamental”, frisa.

A prisão por cumprimento de mandado cresceu 44% no primeiro semestre deste ano, quando foram registradas 23, em comparação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 16 prisões. Nesse sentido, o comandante do Gefron ressalta a integração das forças de segurança que, por meio da Operação Hórus Vigia, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, têm trabalhado de forma permanente na região de fronteira.

 

Realizada desde o ano passado, a iniciativa foi intensificada este ano com a criação de uma força tarefa entre o Gegron; Polícia Federal; Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), por meio da Delegacia Especial de Fronteira; Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer); Força Aérea Brasileira (FAB); e unidades da Polícia Militar (PM-MT).

Por Governo de MT. Foto Capa: Christiano Antonucci – Secom-MT.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.