O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), comentou nesta segunda-feira (6) a conversa entre os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Donald Trump, dos Estados Unidos, destacando a importância do diálogo entre os dois países, que complementam suas economias.
“Olha, eu não sei o teor da conversa, mas conversar é sempre bom, é sempre salutar. Eu espero que o presidente [Lula], cumprindo o seu papel de representar o nosso país, possa estabelecer um diálogo”, disse Mendes, em entrevista durante entrega da reforma da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Mauro destacou a relação comercial entre os dois países e a importância de que esse contato seja mantido. “Gostando ou não, os Estados Unidos é a maior economia do planeta. Existe uma interdependência econômica entre as economias globais. E o Brasil é um grande exportador para vários mercados, inclusive para o mercado americano.”
O comentário surge após uma ligação de cerca de 30 minutos, em tom amistoso, entre Lula e Trump, nesta segunda. O petista pediu a retirada da sobretaxa de 50% aplicada a produtos brasileiros e a suspensão de sanções impostas a autoridades do país.
Trump, por sua vez, afirmou nas redes sociais que gostou da conversa e confirmou que novos encontros ocorrerão em breve, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, reforçando o interesse em fortalecer relações comerciais entre os dois países.
Segundo o comunicado oficial, Lula descreveu o contato como uma oportunidade para restaurar relações amigáveis de 201 anos entre Brasil e EUA.
Apesar do tom conciliador, Mauro Mendes evitou falar sobre o perfil político da conversa. “Eu não vou comentar rami-rami.”
Por MidiaJur.