terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioNotíciasSaúdeHomem cria ventilador pulmonar com peças de carro e doa para município...

Homem cria ventilador pulmonar com peças de carro e doa para município de MT

TORIXORÉU – Um morador de Torixoréu-MT desenvolveu um ventilador pulmonar usando peças de carro e fonte de computador. Conhecido como Zezinho Eletricista, ele desenvolveu o aparelho apenas com informações adquiridas na internet.

Foi usado na fabricação do aparelho um respirador manual bambu, um motor de vidro elétrico de carro e uma fonte de computador. O resto, segundo ele, foram parafusos, tinta, materiais que foram presenteado por parceiros para a realização do projeto. 

O ventilador pulmonar mais barato do mercado gira em torno de R$ 15 mil. Zezinho doou o aparelho para a Secretaria de Saúde do Munícipio.

Interesse

A invenção chamou a atenção do secretário executivo da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Francisco Coelho, que está à procura do eletricista para conhecer detalhes sobre o equipamento e a possibilidade de produzi-lo em quantidade. A invenção pode salvar diversas vidas.

Francisco ressalta a importância de entrar em contato com o eletricista para que o aparelho possa atender a demanda gerada pelo coronavírus (Covid-19) no estado nordestino.

Por Muvuca Popular.

https://youtu.be/08yXX61TGpk