quinta-feira, 11 agosto, 2022
Início Notícias Destaques Iniciam as obras para instalação das UTIs no Hospital Regional de Água...

Iniciam as obras para instalação das UTIs no Hospital Regional de Água Boa

ÁGUA BOA – Iniciou na última segunda-feira (13) as obras de adaptação e adequações do Hospital Regional Paulo Alemão, em Água Boa, para a instalação das 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que irão atender exclusivamente casos de coronavírus.

Parte dos aparelhos já estão em Água Boa. O restante, além dos profissionais, será de responsabilidade de uma empresa que será contratada para administrar as UTIs.

As informações foram repassadas pela secretária Executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (Cisma), Salete Lauermann; e pelo secretário de Saúde de Água Boa, Jader Bahia; para a reportagem do OPioneiro e vereadores de Canarana que estiveram na manhã desta quinta-feira (16), no Hospital Regional.

LEIA MAIS – Governo coloca 19 UTIs em funcionamento e reduz lotação de leitos

Conforme Salete, o Governo do Estado bancará a maior parte do custo das UTIs e o restante pelo consórcio, que congrega 11 municípios. Porém, os leitos entrarão no sistema SUS e irão atender pacientes de todo o Mato Grosso, não somente da região.

A previsão, conforme Lauermann, é que as UTIs estejam instaladas e prontas para receber pacientes no mês de agosto. Além dos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, serão instalados mais de 10 leitos de estabilização, que possuem respirador e outros aparelhos, para estabilizar o paciente enquanto ele aguarda leito de UTI.

A previsão é que mais de 60 profissionais sejam contratados para trabalhar nos leitos. O risco nesse momento é de não aparecer empresa interessada em assumir o contrato, pois há falta de profissionais especializados na maior parte do país nesse período de pandemia.

O secretário Jader Bahia disse que a ideia é que, após o término da pandemia, os leitos permaneçam em Água Boa, mas isso ainda não está garantido. Por enquanto, as UTIs serão utilizadas apenas para tratar pacientes com Covid-19.

As obras do espaço físico estão sendo feitas com recursos levantados pelo Sindicato Rural de Água Boa, em parceria com entidades e população do município, informação repassada ao OPioneiro pelo presidente do Sindicato Rural, Tonico de Mello.

LEIA MAIS – Obras de adequação para instalação das 10 UTIs já começaram no Hospital Regional de Água Boa

A adequação do espaço conta com alvenaria, tubulação de oxigênio, ar comprimido e vácuo, instalações elétricas e outras. Também estão sendo realizadas melhorias no ambiente da Ala Covid, onde terá um espaço de repouso para os médicos.

A previsão é que as UTIs no Hospital Regional de Água Boa, estejam instaladas e prontas para receber pacientes no mês de agosto.
Vereadores de Canarana com a secretária Salete Lauermann.

Os vereadores de Canarana que estiveram nas obras em Água Boa foram Manu, Moacir da Ambulância, Rafael Govari e Soni.

Por OPioneiro; Fotos OP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.