Kiribati é um país que fica no meio do Oceano Pacífico e é o único que está localizado nos quatro hemisférios do planeta. Ele possui 811 quilômetros quadrados e é formado por várias ilhas que se estendem para o hemisfério norte, sul, leste e oeste. Além disso, ele é o país mais distante do Meridiano de Greenwich.
É um país densamente povoado (muitos habitantes por quilômetro quadrado), pouco visitado (apesar de suas praias paradisíacas), um dos mais pobres do mundo e estima-se que ele fique inabitado em 15 anos. Como está localizado no meio do oceano, há um risco enorme de que todo o país se afogue no mar. O alerta para seus 110 mil (aproximado) habitantes existe desde 1989. Duas de suas ilhas inabitadas já desapareceram em 1999.
Metade da população de Kiribati reside no Atol de Tarawa, acentuando a falta de água potável e atendimento médico. O êxodo para Tarawa se deu nos últimos 50 anos, conforme as ilhas foram se tornando inabitáveis devido ao aumento do nível do mar.
Um fato interessante, é que Kiribati é o primeiro país a comemorar o ano novo, estando 16 horas à frente do horário de Brasília.
Fonte: Fatos Desconhecidos; EL País; BBC; Mega Curioso;
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.