sexta-feira, 3 outubro, 2025
InícioNotíciasDestaquesMauro diz que "tornozeleira fake" é ostentação entre os jovens

Mauro diz que “tornozeleira fake” é ostentação entre os jovens

Em meio ao avanço do crime organizado, o governador Mauro Mendes (União) afirmou que a tornozeleira eletrônica virou símbolo de ostentação entre os jovens.

Para ele, a sensação de impunidade é um dos principais fatores que têm agravado o problema da insegurança pública no país, consequentemente, em Mato Grosso.

Foto: Reprodução

“Jovens de 12 e 13 anos têm orgulho de colocar uma tornozeleira fake (falsa), vendida nos shoppings populares, porque é símbolo de status”, disse Mauro Mendes, durante a 18ª edição do Encontro de Líderes, promovido pela Comunitas, em São Paulo (SP).

“Um dos maiores problemas é a grande sensação real, não só sensação, de impunidade que nós deixamos durante anos e anos, décadas e décadas, pairar nesse país”, completou.

O entendimento é de que esse ambiente permissivo com o crime é resultado de um sistema burocrático, leis brandas e baixa efetividade das punições.

“A Polícia prende, a Justiça condena, mas os criminosos cumprem um sexto, às vezes, dois quintos da pena. Isso criou uma sensação de impunidade, que é real, e uma cultura de que o crime compensa”, afirmou.

O governador citou como exemplo o crescimento das facções criminosas e a influência negativa sobre os jovens, especialmente nas periferias.

“Em Mato Grosso, fazemos investimentos recordes em armamentos, viaturas, novas vagas em presídios, tecnologia. Mas não adianta apenas tratar a consequência. É preciso acabar com a causa de tudo isso, que são as leis frouxas que geram essa impunidade”, disse.

O governador obsrevou quee todos os 20 países mais seguros do mundo adotaram, em algum momento de sua história, penas severas para coibir o crime e construir uma sociedade que respeite as leis.

“Todos esses países tiveram, sem exceção, ou prisão perpétua ou pena de morte. Essa mudança no DNA da sociedade só aconteceu quando houve uma resposta firme do Estado. Enquanto o Brasil não tiver coragem de fazer o que é necessário, a segurança vai continuar piorando”, completou.

Por Diário de Cuiabá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.